Cuiabá, domingo, 28/04/2024
08:46:31
informe o texto

Notícias / Geral

15/09/2023 às 15:28

FISCALIZAÇÃO

Operação 'Carga Pesada' e autua caminhões irregulares circulando em avenidas de Cuiabá

Os horários permitidos para que os veículos circulem nas vias da Capital com autorização da Semob são das 11h30 às 13h30 e das 17h30 às 19h30

Leiagora

Operação 'Carga Pesada' e autua caminhões irregulares circulando em avenidas de Cuiabá

Foto: Semob

Entre os dias 11 e 15 de setembro, mais uma edição da operação 'Carga Pesada' abordou 60 caminhões e autuou 24 motoristas que descumpriram a Lei 5463/2011, que disciplina a circulação de veículos de carga e operações de carga e descarga no município de Cuiabá, de acordo com as diretrizes estabelecidas na Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano. A ação foi realizada por agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Os horários permitidos para que os veículos circulem nas vias da Capital com autorização da Semob são das 11h30 às 13h30 e das 17h30 às 19h30.

O diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz, explica que a operação visa evitar a circulação de veículos com mais de 24 toneladas pela região central da cidade, protegendo as edificações, assim como a pavimentação das vias, que se tornam mais suscetíveis a danos devido ao peso dos veículos, e também para melhorar a fluidez no trânsito.

Além disso, apenas é permitida a circulação de veículos automotores com Peso Bruto Total (PBT) de até 10 toneladas (caminhões com dimensões compactas), com ou sem carga, em qualquer horário. Conforme o artigo 12 da legislação vigente, podem ser aplicadas penalidades que variam desde a advertência até a multa, bem como a apreensão e remoção do veículo, e até mesmo a cassação do alvará de licença e funcionamento. Veículos com PBT acima de 24 toneladas, se estiverem dentro de exceções, como transportadores de alimentos perecíveis, devem obter uma autorização especial da Semob.

"A Semob realiza constantemente essa operação para coibir a circulação de veículos de grande porte na cidade, em locais que têm restrições, seja de local ou horário. Os veículos que não estão autorizados conforme a legislação municipal podem sofrer sanções, autuações ou notificações, além da abordagem dos agentes, que podem retirar esses veículos de circulação por não terem autorização. Alguns veículos procuram a Semob para obter autorização de circulação, e assim definimos as rotas e horários para que os motoristas possam trafegar em vias autorizadas. A lei prevê que veículos com até 10 toneladas podem circular livremente pelas ruas de Cuiabá, enquanto veículos com PBT de 10 a 24 toneladas não podem circular nos horários de pico na região central, como, por exemplo, na área sinalizada ao redor do Centro Histórico, para evitar transtornos na região central", comentou Michel Diniz.

 
Semob
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet