Cuiabá, sábado, 27/04/2024
21:56:24
informe o texto

Notícias / Esporte

17/09/2023 às 09:01

VENCEDORES

Atletas de 15 a 17 anos conquistam 12 medalhas para MT nos Jogos da Juventude

De variados municípios, mais de 160 atletas representaram Mato Grosso na competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Leiagora

De 15 modalidades esportivas diferentes e de variados municípios, mais de 160 atletas com idade entre 15 a 17 anos representaram Mato Grosso nos Jogos da Juventude, evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, que ocorreu de 01 a 16 de setembro, em Ribeirão Preto (SP). Ao todo foram conquistadas 12 medalhas, sendo duas de prata e 10 de bronze.

A participação mato-grossense é coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que também realiza as etapas regionais e estaduais classificatórias para a competição nacional. De acordo com o chefe da delegação, o superintendente de Desporto Escolar da Secel, Marcelo Cruz, o nível da competição vem aumentando muito.

"Os estados entendem essa competição como a mais importante nessa faixa etária. Mato Grosso também tem esse entendimento, e vamos continuar num esforço conjunto, entre Estado, federações e técnicos, para melhorar cada vez nossa participação. Nós, enquanto gestão pública, estamos dando suporte possível para que o desempenho seja cada vez melhor", enfatizou o superintendente.

Os Jogos da Juventude reúnem os melhores atletas do Brasil, com até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país.  Ao longo dos anos, o evento esportivo simboliza o início da carreira de grandes atletas brasileiros, como o campeão de arremesso de peso, Darlan Romani, a campeã olímpica no judô, Sarah Menezes, e o mesatenista top 3 do ranking mundial, Hugo Calderano, dentre outros.

Confira os principais resultados da delegação mato-grossense.

Já no primeiro bloco do evento esportivo, que envolveu as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, taekwondo e wrestling, Mato Grosso conquistou cinco medalhas.

A equipe de atletismo assegurou três pódios. Foram duas medalhas de prata, uma do estudante indígena de Barra do Garças, Manuel Tsiwario, na prova de 3000 m, e outra do estudante de Sorriso, Augusto Kilian, na prova de lançamento de dardo. O estudante de Cuiabá, Arthur Amorim, levou a medalha de bronze na prova de arremesso de peso. 

Outras duas medalhas de bronze foram alcançadas pelo atleta de wrestling, Raphael Duarte, e pela atleta de Taekwondo, Ana Caroline Mick. Ele, estudante de Cuiabá, e ela, do distrito de Entre Rios, em Nova Ubiratã.

O segundo bloco de competições abrangeu as modalidades de ginástica artística, judô, tênis de mesa e voleibol, em que foram alcançadas mais seis medalhas de bronze para Mato Grosso.

O tênis de mesa garantiu dois pódios mato-grossenses, sendo um por equipe feminina, com as atletas Julia Oliveira, de Várzea Grande, e Julia Hatakeyama, de Cuiabá; e outro individual, também com Julia Hatakeyama. 

Mais quatro bronzes vieram no Judô, com os atletas Rodrigo Sampaio, de Cuiabá, Rafaelli Lara, de Campo Verde, Silas Alencar Costa e Gabrielle Vasconcelos, de Primavera do Leste.

No terceiro e último bloco de disputas, Mato Grosso foi representado nas disputas das modalidades de natação, vôlei de praia, basquetebol e handebol. Mais um bronze veio com o handebol feminino, em partida realizada nesse sábado (16.09).

Os três grupos de competições distribuíram as modalidades em datas diferentes, totalizando mais de 4.000 atletas durante todo o período. De 1 a 5 de setembro ocorreram as disputas do primeiro bloco; de 6 a 10 de setembro, do segundo; e de 11 a 16 de setembro, o terceiro. As viagens e a participação das equipes mato-grossenses em todos os blocos foram conduzidas pela Secel-MT.
 
“Parabenizamos a todos os esportistas que representaram o Estado. Essa importante competição realizada pelo COB é uma oportunidade de mostrar o potencial de Mato Grosso no esporte e também de interagir e aprender com os melhores atletas do país. Estamos no caminho certo. Em nome do Governo do Estado e da Secel, reitero nossa confiança em nossos jovens talentos e contem conosco para fortalecer ainda mais o esporte mato-grossense”, celebra o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet