Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:30:32
informe o texto

Notícias / Política

27/09/2023 às 16:00

MAIS DE 200 ANOS DE HISTÓRIA

Com a inauguração do Hospital Central, Santa Casa pode deixar de existir em Cuiabá

O Governo do Estado estuda devolver a instituição de saúde e passar os atendimentos para a nova unidade, que deve ser inaugurada no próximo ano

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Com a inauguração do Hospital Central, Santa Casa pode deixar de existir em Cuiabá

Foto: Secom-MT

Em meio à discussão sobre os passivos trabalhistas da Santa Casa, a possibilidade de o Governo do Estado devolver a unidade de saúde voltou a ser debatida. Com a entrega do Hospital Central prevista para o início do próximo ano, não faria sentido para o Executivo estadual manter duas unidades de saúde na Capital. Isso pode sigfinicar o fim da Santa Casa em Cuiabá.

O tema chegou a ser colocado na mesa durante reunião do Colégio de Líderes da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (27). Os parlamentares defendem que o Executivo estadual encontre uma solução para quitar as dívidas trabalhistas pendentes da unidade de saúde, antes de devolvê-la.

Além disso, cobram um debate mais ampliado sobre essa possível devolução. “Acredito que essa sugestão tem que ser discutida com o poder Legislativo. Não se pode tomar uma decisão desse nível sem a participação da sociedade civil organizada, e da prórpia Santa Casa, que tem mais de 200 anos e tem realmente um acervo de dívidas muito grande que não foi quitada”, disse o deputado estadual Júlio Campos (União).

“Com a construção do Hospital Central de Cuiabá, cuja inauguração será no início do ano que vem, o pensamento do governo é devolver a Santa Casa, mas nesse caso tinha que se devolver para a instituição Santa Casa”, defende o parlamentar.

A reunião desta quarta (27) contou com um grupo de servidores que possuem passivos com a Santa Casa e ainda com o procurador-geral do Estado Francisco de Assis.

O integrante do primeiro escalão estadual confirmou que o Governo do Estado está, de fato, analisando a possibilidade de vir a “acabar” com a Santa Casa, e trasnferir todos os atendimento das unidade de saúde para o Hospital Central.

Ele, contudo, afirma que o martelo ainda não foi batido, e que no momento a Procuradoria analisa se é viavel manter dois hospitais estaduais na Capital.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet