Cuiabá, domingo, 28/04/2024
01:26:27
informe o texto

Notícias / Esporte

05/10/2023 às 11:55

ESPORTE NAS COMUNIDADES

Taça das Favelas MT 2023 está com inscrições abertas até sexta

Campeonato apoiado pelo Governo do Estado traz oportunidades aos jovens no esporte

Leiagora

Taça das Favelas MT 2023 está com inscrições abertas até sexta

Foto: Rogério Florentino

A Taça das Favelas MT 2023, realizada com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), está com inscrições abertas até sexta-feira (06.10). As atividades irão mobilizar as comunidades nos meses de outubro e novembro.

A programação irá definir a seleção que vai representar o Estado no maior campeonato de futebol de campo entre favelas do país.

“É gratificante saber que os secretários e governador estão preocupados com o fortalecimento do esporte nas comunidades. A Taça das Favelas traz muitas oportunidades aos jovens em torno do esporte e, ficamos muito felizes em ter o Governo de Mato Grosso, por meio da Secel, impulsionando projetos como esse”, destacou o presidente da Central Única das Favelas (Cufa) em Mato Grosso, Anderson Zanovello.

As inscrições são gratuitas pelo site do evento e devem ser feitas pelas favelas que desejam disputar o campeonato, e não pelos times. 

As favelas selecionadas após essa fase de inscrição irão realizar o Dia das Peneiras, para selecionar os atletas do time. Podem participar desta fase mulheres a partir dos 14 anos, e garotos de 14 a 17 anos. Com vários jogos simultâneos, as peneiras nas favelas ocorrem ocorrer em 14 e 15 de outubro.  

“A fase das peneiras é muito importante porque movimenta as favelas atrás de seus talentos. Por isso que, para participar da Taça das Favelas, não se inscreve o time, e sim a favela. É uma forma de darmos oportunidade a todos, àqueles que estão em projetos, mas também àqueles que gostam de bola e muitas vezes é um talento escondido que pode vir a ser revelado”, afirmou Zanovello.

O presidente da Cufa-MT explica ainda que será realizado um congresso técnico para apresentar as regras do Dia das Peneiras às lideranças das favelas inscritas. A atividade acontece no sábado (07.10), no auditório do ginásio Aecim Tocantins. 

Serão selecionadas 24 equipes, sendo 16 masculinas e 8 femininas, que disputam a final estadual, no dia 18 de novembro. Para definir a seleção de Mato Grosso que vai disputar a fase nacional do campeonato, será ainda realizada a peneira estadual, no dia 19 de novembro.

Qualquer jogador ou jogadora que tenha participado da Taça das Favelas MT 2023 pode participam da peneira que vai compor a seleção mato-grossense. A etapa brasileira da competição está prevista para ocorrer entre os dias 07 e 17 de dezembro, em São Paulo (SP).   

A Taça das Favelas MT 2023 é uma realização da Cufa-MT e Associação de Desenvolvimento Social das Favelas e conta com o fomento da Secel-MT e apoio de outros parceiros.

Criada há 20 anos a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, a Cufa é uma organização brasileira reconhecida internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet