Cuiabá, domingo, 28/04/2024
04:21:10
informe o texto

Notícias / Geral

05/10/2023 às 12:37

18ª OBMEP

Estudantes classificados para 2ª fase da Olimpíada de Matemática já podem consultar locais das provas

Cerca de 14 mil estudantes da Rede Estadual vão participar das provas no dia 07 deste mês, em vários municípios

Leiagora

Estudantes classificados para 2ª fase da Olimpíada de Matemática já podem consultar locais das provas

Foto: Harleid Claiton / Seduc-MT

Os 14 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso classificados para a segunda fase das 18ª Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2023), já podem acessar o site da competição para consultar os locais das provas, previstas para ocorrer no dia 07 de outubro em várias escolas de todas as regiões do Estado.

Nesta etapa, a prova será estruturada de forma discursiva, contendo seis questões, também diferenciadas por níveis, aplicada em centros escolhidos pela OBMEP. Apenas os estudantes classificados participam dessa fase, segundo os critérios descritos no regulamento. Na primeira fase foi aplicada a prova objetiva, contendo 20 questões, que é diferenciada por níveis em cada escola inscrita.

A segunda fase da OBMEP é um momento importante para os estudantes que se destacaram na primeira fase, pois é uma oportunidade de testar seus conhecimentos e competir com alunos de todo o Estado. Além disso, a premiação oferecida aos participantes é um incentivo para o estudo e o aprimoramento das habilidades matemáticas.

O coordenador regional da OBMEP, professor doutor André Krindges, ressalta que a participação dos estudantes é uma oportunidade de desenvolver habilidades matemáticas e estimular o interesse pela disciplina.

Segundo ele, “a participação nas Olimpíadas é uma oportunidade de crescimento acadêmico e pessoal para os estudantes, além de ser um reconhecimento pelo esforço e dedicação nos estudos da matemática. Portanto, é importante que os estudantes aproveitem essa oportunidade e se preparem da melhor forma possível para a segunda fase”.

Premiação

A premiação da Obmep em 2023 será feita no dia 20 de dezembro, em local e horário ainda a serem definidos. Serão premiados 500 estudantes com medalha de Ouro, 1.500 com medalhas de Prata, 4.500 com medalhas de Bronze, além de 45 mil menções honrosas.

A Olimpíada

A OBMEP é um projeto nacional direcionado às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM. Em Mato Grosso, o evento tem apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Anualmente, a competição reúne mais de 18 milhões de estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, visando estimular e promover o estudo da matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, além de identificar jovens talentos e incentivar o ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

No ano passado foram 1.129 instituições integrantes apenas em Mato Grosso, com mais de 360 mil estudantes inscritos.

Acesse o site oficial para outras informações.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet