Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
11:47:06
informe o texto

Notícias / Geral

07/10/2023 às 10:55

INCLUSÃO

Pessoas surdas são contratadas pelo Estado para atuar na digitalização de documentos

Ao todo, 40 profissionais surdos estão atuando nos órgãos do Poder Executivo

Leiagora

Pessoas surdas são contratadas pelo Estado para atuar na digitalização de documentos

Foto: Ligiani Silveira - CGE/MT

O Governo de Mato Grosso está empregando pessoas surdas ou com deficinência auditiva no trabalho de digitalização de documentos nos órgãos e entidades estaduais e posterior migração para repositório oficial ou Sistema Estadual de Produção e Gestão de Documentos Digitais (Sigadoc). O projeto foi idealizado pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) e está sob a coordenação do Arquivo Público, unidade da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). A contratação foi feita após um estudo técnico elaborado pela CGE.

Ao todo, 40 profissionais surdos estão atuando nos órgãos do Poder Executivo.

A mão de obra de surdos ou deficientes auditivos tem sido utilizada em projetos de digitalização em todo o país, como no Superior Tribunal de Justiça (STJ), Superior Tribunal Militar, Tribunal Regional do Trabalho 10ª Região (TRT-10), Tribunal de Justiça do Paraná e Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

No momento, quatro equipes, cada uma composta por 10 surdos, totalizando 40, contratados pelo Estado por meio de sociedade sem fins lucrativos, estão atuando nos órgãos do Poder Executivo. Uma das equipes está na CGE para digitalizar as pastas funcionais dos servidores. O trabalho já foi desenvolvido na Seplag.

Além de idealizar o projeto, a CGE também vai prestar avaliação e consultoria de controle interno aos órgãos estaduais na execução da atividade.

“A ideia é verificar os indicadores no desenvolvimento da ação para comprovar a eficiência e os custos estimados do projeto. Também vamos auxiliar os órgãos na montagem de estrutura e no acompanhamento da utilização da mão de obra para o alcance da melhor eficiência da ação”, observou o secretário-adjunto Executivo e de Ações Estratégias da CGE-MT, José Alves Pereira Filho.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet