Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
19:35:10
informe o texto

Notícias / Variedades

08/10/2023 às 09:29

SAÚDE

Saulo Poncio desmente internação por uso de anabolizante; especialista faz alerta

Ele desmentiu o que o colunista Leo Dias havia publicado, que sua internação se deu ao uso de injeções de anabolizantes.

ISTOÉ Gente

Saulo Poncio desmente internação por uso de anabolizante; especialista faz alerta

Foto: Reprodução/Instagram

O influenciador Saulo Poncio usou seu perfil do Instagram na noite de sexta-feira, 6, para comentar uma suposta informação que sua internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), após diagnóstico de embolia gasosa arterial cardíaca, na noite da última terça-feira, 3, foi por conta do uso do hormônio Durateston, um tipo de esteroide anabolizante.

“Passando aqui para atualizar sobre o meu caso. Foram dias bem difíceis, mas graças à Deus recebi alta da UTI e a recomendação foi repouso em casa mesmo. Vou continuar fazendo alguns exames de rotina para garantir que não volte a aparecer nenhuma alteração”, iniciou o rapaz.

Em sequência, ele desmentiu o que o colunista Leo Dias havia publicado, que sua internação se deu ao uso de injeções de anabolizantes.

“Provavelmente uma fonte não confiável espalhou essa notícia para os veículos de mídia com má intenção. Essa informação não faz sentido”, rebateu o famoso.

De acordo com Saulo, sua ida ao hospital foi por conta de uma “má realização da coleta de exame de sangue de rotina”, realizada alguns dias antes.

“Provavelmente, foi um procedimento intravenoso mal realizado, mas mesmo assim não tem como afirmar. A única certeza que os médicos tinham é que nenhum tipo de injeção intramuscular, mesmo que mal aplicada, poderia causar o dano que causou pela quantidade de ‘bolhas’ que aparecem na tomografia”, explicou.

Cardiologista explica

Para a IstoÉ, o cardiologista Heron Rached, da Cardial Med, explicou que a condição pela qual o influencer foi acometido refere-se à entrada de bolhas de ar no sistema arterial do coração.

“Normalmente, o sistema cardiovascular é considerado fechado, composto por coração, veias e artérias, onde circula apenas sangue e elementos naturais do sangue. Esta condição é grave e pode ser catastrófica, especialmente no sistema arterial”, disse.

Sobre o hormônio Durateston, ele esclareceu que é uma “combinação de diferentes tipos de testosterona, conhecida como uma terapia de reposição hormonal” utilizada, geralmente, por praticantes de fisiculturismo.

“No Brasil, sua utilização é regulamentada, sendo necessária orientação médica e receitas controladas pela Vigilância Sanitária para reposição hormonal”, ressaltou.

Questionado sobre quais são as contraindicações e consequências do uso dessa substância, que é injetada no território venoso, o médico ressaltou que ela está sim relacionada ao risco de embolia, seja venosa ou arterial.

“No caso do Saulo, falar que ele teve a embolia pelo uso é complicado, a não ser que ele apresente má-formação cardíaca que permita a comunicação entre os lados direito e esquerdo do coração. As consequências podem ser graves, destacando a importância da administração sob supervisão médica”, explicou.

Sobre como o uso de substâncias anabolizantes podem afetar doenças do coração, Rached reafirmou que o uso “pode ter impactos negativos sobre o sistema cardiovascular”

“Além do risco de embolia, essas substâncias podem induzir hipertrofia muscular, aumentar a pressão arterial e contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas. O uso inadequado, sem orientação médica, pode agravar condições cardíacas preexistentes, tornando essencial a supervisão médica para minimizar riscos e garantir a segurança do paciente”, explicou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet