Cuiabá, sábado, 27/04/2024
14:57:04
informe o texto

Notícias / Esporte

08/10/2023 às 14:03

PARIS É LOGO ALI

Brasil vence a Itália e garante vaga nas Olimpíadas de Paris 2024

Em partida tensa, Brasil começa bem, vê Itália crescer, mas se impõe no fim para ir aos Jogos

Do GE

Brasil vence a Itália e garante vaga nas Olimpíadas de Paris 2024

Foto: Marcelo de Jesus/G1

O roteiro de superação foi construído a cada jogo. Depois de um início ruim no Pré-Olímpico, o Brasil precisou se reinventar. Não foi fácil, é verdade. Mas, no embalo de um Maracanãzinho lotado, a seleção brasileira venceu um de seus maiores rivais para garantir seu lugar nos Jogos de Paris. Em 3 sets a 2, parciais 25/23, 23/25, 15/25, 25/17 e 15/11, o time da casa venceu a Itália e carimbou o passaporte rumo a mais uma Olimpíada. Logo após a partida, o técnico Renan Dal Zotto anunciou sua saída do comando da seleção.

Com a vitória, o Brasil garante a segunda vaga em disputa no Grupo A do Pré-Olímpico. A seleção termina em segundo lugar, atrás da Alemanha, maior surpresa da competição. A Itália, por sua vez, vai precisar buscar seu lugar nos Jogos através do ranking, assim como Cuba, outra equipe da chave que buscava a classificação.

Darlan saiu de quadra como maior pontuador da partida, com 19 pontos. Lucarelli, um dos destaques da partida, fechou com 17. A seleção, porém, mostrou brilho conjunto. Bruninho foi um dos melhores mesmo diante das próprias limitações. Alan, que perdeu espaço diante do momento do irmão, também foi bem quando acionado.
1° set - Brasil segura reação da Itália e sai na frente

Logo no primeiro ponto, a tensão. Ao defender uma pancada de Lucarelli, a Itália viu a bola se aproximar do árbitro, que deu ponto para o Brasil. Os rivais reclamaram, mas sem qualquer mudança. Os italianos tentaram forçar o saque no início do jogo. Mas a mão se mostrou descalibrada. Foram cinco erros logo de cara, dando vantagem para o Brasil: 8/5 e pedido de tempo do lado de lá.

Foi um bom início do Brasil. Depois de mais um erro de saque dos rivais e de dois aces seguidos de Honorato, a seleção abriu 13/8. Os italianos abriram espaço, é verdade. Mas o Brasil teve o mérito de aproveitar. No ataque de Darlan, o time da casa marcou 18/12. A Itália foi buscar. Aos poucos, tirou a diferença e passou a pressionar o passe brasileiro. Chegou a salvar três set points, mas não evitou o quarto, em ataque de Darlan: 25/23.

2° set - Itália vira no fim e leva o set

O Brasil até abriu 3/1. Mas era um jogo mais equilibrado na volta à quadra. A Itália passou à frente e marcou 6/4 em um bloqueio de Michieletto sobre Darlan. Com o placar em 8/5 pouco depois, Renan pediu tempo e colocou Alan na vaga do irmão titular. O momento, porém, era dos italianos. No ataque de Lavia, 11/6 no placar.

Mas o Brasil encostou. No ace de Alan, diminuiu a diferença para dois pontos: 12/10. A Itália, então, pediu tempo. O oposto, porém, seguiu firme no saque. Pouco depois, ao ganhar a disputa na mão de ferro junto à rede, Honorato deixou tudo igual e mostrou os músculos do braço na comemoração. A virada veio com Alan, em uma pancada: 13/12.

O momento era outro. Em um novo ponto de Alan, o Brasil marcou 16/14. Darlan saiu do banco para comemorar com o irmão com uma dançadinha. A Itália pediu tempo. Demorou um pouco, mas os rivais encostaram. No ace de Sanguinetti, 19/18 no placar. O empate veio no ataque de Michieletto, em 22/22. Alan até salvou uma bola com o peito, mas desperdiçou o ataque na sequência. A Itália fechou o set pouco depois, com um bloqueio de Romano sobre Lucarelli: 25/23.

Leia sobre os outro sets AQUI

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet