Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
01:13:14
informe o texto

Notícias / Polícia

19/10/2023 às 17:55

ROMBO MILIONÁRIO

Após operação na Saúde, prefeito afasta secretária investigada, mas diz colocar mão no fogo por ela

A declaração foi dada em entrevista coletiva à imprensa sobre a Operação Cartão-Postal desencadeada pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (19)

Eloany Nascimento

Após operação na Saúde, prefeito afasta secretária investigada, mas diz colocar mão no fogo por ela

Foto: reprodução

O Prefeito de Sinop, Roberto Dorner (Republicanos), afastou temporariamente a secretária municipal de saúde Daniela Galhardo, investigada por envolvimento no esquema de fraudes que desviou mais de R$ 87 milhões da pasta. O gestor municipal ainda diz colocar a mão no fogo sempre pelos secretários. A declaração foi dada em entrevista coletiva à imprensa sobre a Operação Cartão-Postal desencadeada pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (19).

Mesmo com rombos milionários, após ser questionado sobre a operação, o prefeito garantiu ter sido pego de surpresa e que a prefeitura não deve nada, pois não admite corrupção.

“Há prefeitura não tem nada haver com isso, é uma empresa que  presta serviço para o município e está sendo investigada. Como vamos saber se ela tem maracutaia lá fora para conseguir entrar aqui ou não? Nós não temos esse poder e nem podemos fiscalizar essa parte porque não cabe a nós. Se eles vem e colocam um preço superfaturado, a gente pensa que tá caro, mas não tem outro que faz um preço melhor  aí tem que pagar, principalmente na Saúde… Mas vamos aguardar, colaborar com a justiça e  vamos tomar providências com os culpados”, garantiu o gestor.

Apesar de defender seus secretários, Dorner decidiu afastar temporariamente a secretária de saúde até que as investigações sejam concluídas. 

“Ela veio chorando, dizendo que não devia nada. Então se não deve nada não precisa temer, vai ser afastada e se for inocente volta para o cargo. Ela é competente e eu coloco a mão no fogo sempre sobre meus secretários… Se tiver alguma coisa errada contra eles, eles quem vão pagar pelos atos, sou muito sincero, não aceito corrupção.”, ponderou.

Operação

A Operação Cartão-Postal, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (19), com objetivo de apurar fraudes que ocorrem desde junho de 2022 na gestão de Saúde de Sinop (a 476 km de Cuiabá). Entre os alvos da ação está o ex-secretário de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva, a secretária municipal de Saúde do município, Daniela Galhardo e mais 32 integrantes da organização.

Segundo a Polícia Civil, as atividades eram realizadas por uma quadrilha bastante estruturada, com clara hierarquia, divisão de tarefas entre seus componentes e que teria um sofisticado esquema de atuação em conexão com o Poder Público Municipal.

A associação agia de modo consistente à prestação do serviço de saúde na cidade, para auferir lucro e realizar diversos repasses financeiros aos líderes do esquema.

Foi verificado que, a organização social que hoje gerencia a pasta da Saúde de Sinop teria sido especialmente ajustada para assumir a prestação do serviço de forma precarizada, tendo em vista diversas alterações formais que aconteceram em sua composição no mesmo período em que disputava a dispensa de licitação para assumir tais atividades, entre maio e junho de 2022, o qual voltou a vencer dispensas de licitação ocorridas entre outubro e novembro de 2022 e entre abril e maio de 2023, de modo que continua a atuar na cidade até hoje.

O Poder Judiciário ordenou ao Município que avalie, no prazo de 10 dias, a possibilidade de rescisão contratual com a organização social, bem como a apresentação de minucioso relatório dando conta de todas as irregularidades eventualmente praticadas por essa organização social.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet