Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
04:06:53
informe o texto

Notícias / Política

20/10/2023 às 07:49

PORTO DOS GAÚCHOS

Câmara cassa mandato de vereador acusado de perseguição e crime de homofobia em Mato Grosso

Além da cassação, Claudiomar Braun enfrenta ainda uma ação impetrada pelo Ministério Público Estadual por crime de homofobia

Renan Marcel

Câmara cassa mandato de vereador acusado de perseguição e crime de homofobia em Mato Grosso

Leandro Budke à esquerda; Claudiomar Braun à direita Foto: Reprodução

Por 6 votos a 3, a Câmara de Vereadores de Porto dos Gaúchos cassou o mandato de Claudiomar Braun (PSB) na quinta-feira (19). Ele enfrentou um processo por quebra de decoro parlamentar após ser acusado de crime de homofobia contra o colega de parlamento Leandro Budke (MDB), que é o presidente do Legislativo da cidade.

Além da cassação, Claudiomar enfrenta ainda uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Leia mais: Vereador acusa colega de homofobia, registra BO e pede cassação de mandato

Conforme o inquérito policial, Claudiomar "com consciência e vontade, praticou discriminação ou preconceito em face da vítima Leandro Budke, por meio de rede social, utilizando-se de elementos referentes à sexualidade, de forma reiterada e contínua", diz trecho da denúncia do MPE.
Com consciência e vontade, praticou discriminação ou preconceito utilizando-se de elementos referentes à sexualidade, de forma reiterada e contínua

O anúncio da decisão foi feito pelo advogado Rodrigo Cyrineu em suas redes sociais e repostado pela deputada estadual Janaina Riva, secretária-geral do MDB.

Em julho, Budke registrou boletim de ocorrência contra o Claudiomar alegando ser vítima de injúria, perseguição e homofobia desde outubro de 2021. No registro, ele cita três episódios específicos, sendo que o primeiro teria ocorrido em um grupo de Whatsapp da Câmara.

Leia também: Vereador de MT é denunciado por crime de homofobia contra colega de Parlamento

Uma das ocorrências, segundo o boletim, teria sido neste ano na sede do Legislativo municipal, durante uma reunião de vereadores. Ele ainda cita um ataque que teria ocorrido no último dia 3 na frente do Parlamento, na presença de outros parlamentares​. 

Na ocasião, Claudiomar teria dito em alto e bom som “odeio veado” e outras expressões de baixo calão.


 
Veja a sessão que cassou o vereador em Porto dos Gaúchos


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet