Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
19:00:20
informe o texto

Notícias / Judiciário

20/10/2023 às 15:48

GOVERNO X ALMT

Mauro Mendes pede suspensão cautelar imediata de aumento das emendas no STF

Governador quer tenta impedir aumento que causaria redução de recursos em outras áreas

Jardel P. Arruda

Mauro Mendes pede suspensão cautelar imediata de aumento das emendas no STF

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes (União) protocolizou, nesta sexta-feira (20), ação direta de inconstitucionalidade (AD) contra a emenda constitucional aprovada pelos deputados estaduais para aumentar em 80% o valor das emendas parlamentares a partir do orçamento de 2024. 

A ADI conta com pedido cautelar de suspensão da emenda constitucional 111/2023, ou seja, pedido de suspensão imediata dos efeitos da legislação. Com isso, Mauro poderia reenviar o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 sem o aumento das emendas parlamentares.

Na semana passada, os deputados estaduais decidiram devolver a LOA 2024 porque ela foi enviada pelo governo do Estado sem o aumento dos valores. 

Apesar dos parlamentares terem o poder de alterar a peça através de emendas legislativas, eles preferiram devolver para que o Poder Executivo escolhesse de onde tirar recursos para cobrir os novos gastos com emendas.

Vale lembrar que o projeto de lei orçamentária foi construído a partir da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, ao final do primeiro semestres de 2023, e a emenda constitucional 111/2023 foi aprovada em setembro. A LOA foi entregue na Casa de Leis na primeira semana de outubro.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet