Cuiabá, terça-feira, 28/05/2024
19:18:12
informe o texto

Notícias / Esporte

15/11/2023 às 17:50

ESPORTE E LAZER

Projeto Pés de Ouro transforma futsal em ferramenta de inclusão social em bairro de VG

Contemplado no edital Pontos de Esporte e Lazer da Secel, projeto atende meninos e meninas de 7 a 15 anos

Leiagora

Projeto Pés de Ouro transforma futsal em ferramenta de inclusão social em bairro de VG

Foto: Divulgação

No bairro da Manga, em Várzea Grande, a prática do futsal tem sido uma poderosa ferramenta de inclusão social para meninos e meninas de 7 a 15 anos, por meio do projeto Pés de Ouro. A iniciativa é contemplada pelo programa Pontos de Esporte e Lazer realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), que concedeu R$ 40 mil a cada instituição atendida, totalizando quase R$ 2,4 milhões investidos somente em 2023.

Com o suporte financeiro obtido por edital público, o projeto Pés de Ouro proporciona condições de treinamento mais adequadas, já que pode contar com mais e melhores materiais esportivos e profissionais. E os resultados chegam de várias formas, tanto pela vivência da prática esportiva quanto pelos títulos conquistados pelas equipes que fazem parte do projeto. 

O time feminino com atletas de 12 a 14 anos, por exemplo, foi campeão mato-grossense dos Jogos Escolares e conquistou a terceira colocação na etapa nacional da competição, que ocorreu recentemente em Brasília (DF). A equipe representa a Escola Estadual Manoel Gomes, de Várzea Grande, parceira do projeto e local em que os participantes estudam. 

De acordo com o professor do projeto, Rafael França, os treinos são gratuitos e os estudantes ainda participam de amistosos e competições em outras cidades. 

“O Bairro da Manga é um dos mais carentes de Várzea Grande e hoje podemos dar a crianças e jovens daqui oportunidades para aperfeiçoar seus talentos esportivos. Através do programa Ponto de Esporte, eles têm no futsal um aliado da educação e de transformação de vidas”, relata Rafael.

Para o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura, o programa Pontos de Esporte e Lazer possibilita que os recursos do Estado cheguem à ponta, fomentando ações que evidenciem benefícios esportivos e sociais oferecidos às comunidades.

“Ficamos muito felizes em ajudar a melhorar o desenvolvimento das atividades no projeto Pés de Ouro. Oferecendo treinamento numa quadra de bairro, essa iniciativa mostra o quanto o esporte é capaz de superar barreiras, criar vínculos positivos para a vida e oportunizar conquistas”, destaca.

 
Secel
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet