A Prefeitura de Cuiabá e o governo do Estado entraram em acordo sobre o redimensionamento das escolas Ranulpho Paes de Barros, Maria Dimpina e Darci Ribeiro, e vão garantir vagas para os estudantes atualmente matriculados em cada uma dessas unidades.
A informação é da secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado, que atendeu o Leiagora e explicou que será aberta nova data de rematrículas, a qual será divulgada após reunião com a comunidade escolar, que serão realizadas terça, quarta e quinta-feira (dias 21, 22 e 23) da próxima semana.
As matrículas poderão ser feitas, para essas três unidades, tanto nas próprias escolas quanto pelos sites da Prefeitura de Cuiabá, no caso de alunos do muicípio, e do governo do Estado, no caso de alunos estaduais.
Leia abaixo e entenda como funcionará cada situação:
Redimensionamento
O redimensionamento da educação é discutido desde 2012 entre a Prefeitura de Cuiabá e o governo do Estado. A ideia é que o município possa focar em atender crianças na idade de creche e o ensino fundamental I, da pré-escola ao 5º ano. Em contrapartida, o governo do estado deve focar em atender o ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, e o ensino médio.
“O redimensionamento é discutido desde 2012 e nunca conseguimos consolidar. Nós universalizamos as crianças de 4 e 5 anos, tem vaga em Cuiabá para toda essa clientela. E esse ano nós consolidaríamos com essas 3 unidades. [...] Mas, como os pais não aceitaram e conversaram com o prefeito, nós retrocedemos”, disse a secretária Edilene.
Contudo, na adequação desse modelo, alunos acabam sendo trocados de escolas perto de suas casas e enviados para unidades distantes. Por isso a discussão da comunidade escolar para manter a vaga dos estudantes que já estudam nessas 3 unidades educacionais.
Entenda como funcionará cada unidade:
Ranulpho Paes de Barros
A Escola Ranulpho Paes de Barros continuará, em 2024, como funciona atualmente, com turmas do 6º ao 9º ano, ensino fundamental II, geridas pela Secretaria de Educação de Cuiabá.
Nesse período, caberá ao governo do Estado reformar o prédio da Escola Tancredo Neves, que pertencia ao município e foi redimensionada para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Em 2025, os alunos do 6º ao 9º ano da Ranulpho Paes de Barros passarão a ser atendidos no prédio da Escola Tancredo Neves, sob administração da Seduc.
Com isso, a Ranulpho se concentrará em alunos da pré-escola ao 5ª ano, que são responsabilidade do município.
As mudanças administrativas nas três unidades causaram reclamações da comunidade escolar, que recorreram à Câmara dos Vereadores e Ministério Público para discutir a falta de vagas nas unidades.
Darci Ribeiro
A escola Darci Ribeiro funcionará em gestão compartilhada entre a Secretaria Municipal de Educação e a Seduc. Na parte da manhã ela será administrada por Cuiabá, atendendo da pré-escola até o 5º ano. Já no período vespertino, a administração passa ao Estado, que ofertará vagas do 6º ao 9º ano, que é responsabilidade estadual.
“Vamos fazer gestão compartilhada. Um período vai trabalhar o município e um período vai trabalhar o estado. É muito bacana, no passado já aconteceu. E, hoje, graças a Deus, temos uma fala boa com o secretário de Estado”, disse Edilene.
Maria Dimpina
Já a escola Maria Dimpina vai funcionar de forma “terminativa” até 2026 para quem já estuda lá e, depois disso, se concentrará em alunos do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental.
Em 2024, funcionará o 7º, o 8º e o 9º ano na unidade. Em 2025, o 8º e o 9º. Já em 2026, somente o 9º do ensino fundamental II. Ao mesmo tempo, estão sendo inseridos o 4º e o 5º anos do ensino fundamental I na unidade.
“Lá é uma unidade prevista para ficar só com 4ª e 5ª ano, é uma proposta muito interessante, temos piscina, vai ter atividades em tempo integral quando a gente conseguir sanar o redimensionamento”, explicou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.