Cuiabá, segunda-feira, 27/05/2024
23:51:36
informe o texto

Notícias / Geral

20/11/2023 às 17:00

MATRÍCULA WEB 2024

Solicitação de matrícula para alunos novos em creches inicia nesta terça e pais devem ter CPF da criança

Os responsáveis pelos alunos poderão escolher até três unidades escolares, mas só será aceito um cadastro por criança

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Solicitação de matrícula para alunos novos em creches inicia nesta terça e pais devem ter CPF da criança

Foto: Jorge Pinho

Os pais que buscam vagas nas escolas municipais de Cuiabá precisam estar atentos não apenas ao prazo para solicitação da matrícula, mas também pelo fato da exigência do CPF da criança. Este ano, os responsáveis só poderão efetuar uma solicitação por criança, tendo a opção de escolher até três locais como prioridades. 

O período de solicitação de matrículas para o ano letivo de 2024 será aberto a partir desta terça-feira (21), para estudantes novos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses. De acordo com o calendário, nos dias 21 e 22 de novembro, as matrículas serão abertas para unidades educacionais localizadas nas Regionais Norte e Leste e nos dias 23 e 24 de novembro, para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Sul e Oeste. 

A secretária de Educação de Cuiabá, Edilene de Souza Machado, destaca que caso haja dúvidas sobre em qual regional a escola desejada está localizada, basta acessar o site da Prefeitura, na aba da Secretaria e buscar a relação da creche para saber a localização. Para tirar dúvidas, os pais ou responsáveis podem utilizar os telefones 0800 646 2003, 3645-6560, 3645-6571 e 3614-4318, no horário de expediente.

Ao todo, devem ser disponibilizadas cerca de 4 mil vagas. O link Matrícula Web,  poderá ser acessado  no site da Prefeitura de Cuiabá onde poderão ser solicitadas matrículas para as unidades de Creche, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), Centros Educacionais Infantis Cuiabano (CEIC) e Centro Emergencial de Educação Infantil – Portal da Fé, conforme as vagas disponíveis.

Edilene adianta também que não adianta ter pressa para fazer a solicitação porque não é por ordem de chegada. “Não precisa ter pressa. Não é por ordem de entrada no portal. O responsável vai solicitar a matrícula e os dados serão estudados por uma equipe da Educação. É importante destacar que tem que ter o CPF da criança. Não tem como fazer dois cadastros, a criança pode escolher mais de uma unidade, mas é só um cadastro”, informou Edilene. 

A exigência do CPF da criança foi necessária, segundo Edilene, porque antes acontecia de o pai cadastrar a criança em determinada unidade, a mãe em outra e até avós, às vezes, também realizava a solicitação para outra escola. O que dificultava o trabalho da equipe de matrícula do município. 

Ainda de acordo com a prefeitura, durante o período de solicitação de matrícula, estarão funcionando pontos de apoio nas Bibliotecas Públicas Municipais Saber com Sabor dos bairros Pedra 90 e Osmar Cabral, na Regional Sul; na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Octayde Jorge da Silva, localizada no bairro Tancredo Neves, na Regional Norte; na EMEB Maria da Glória de Souza, no bairro Baú, na Regional Leste e na Biblioteca Pública Municipal Saber com Sabor do bairro Santa Izabel, na Regional Oeste.

Classificação

Depois que os pais ou responsáveis fizerem a solicitação de matrícula, a Comissão Permanente de Organização da Demanda Escolar (CPODE) fará a análise dos cadastros para confirmar as solicitações que serão atendidas de imediato, conforme o Decreto 9.711, de julho deste ano, que dispõe sobre as diretrizes para a realização de matrículas em unidades que atendem crianças em idade de creche.

Outras orientações estão disponíveis na Portaria Nº 705/2023/GS/SME, publicada na Gazeta Municipal Nº 712, de 22 de setembro.

A secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, alertou os pais ou responsáveis para que fiquem atentos às datas, horários, prazos e documentos necessários e, em especial, as datas em que o link do Matrícula Web estará disponível, respeitando o cronograma por regional.

“Também é importante destacar que a prioridade do poder público municipal é atender as crianças com deficiência, as beneficiárias do Programa Bolsa Família, do governo federal, e as de baixa renda familiar, nessa ordem. O critério de desempate é a distância da residência da família em relação à unidade educacional”, lembrou Debora Marques Vilar, explicando que as solicitações de matrícula que extrapolarem o número de vagas disponíveis automaticamente farão parte da lista sequencial de crianças aguardando vaga para atendimento futuro.

A listagem com a classificação final será publicada no dia 18/12/2023, no site da Prefeitura de Cuiabá.

Efetivação da matrícula

Os pais ou responsáveis cujas solicitações de matrículas forem atendidas de imediato (classificados) deverão comparecer, com documentos pessoais e da criança, na unidade de inscrição, no período de 19 a 21/12/2023, no horário de atendimento, para efetivar a matrícula. A matrícula só será efetivada após a comprovação da veracidade das informações cadastradas.

O não comparecimento no prazo resultará na desistência da solicitação de matrícula.

SERVIÇO:

MATRÍCULA WEB

https://siged.cuiaba.mt.gov.br/matweb/login

Alunos novos na faixa etária de 0 a 3 anos e 11 meses – Educação Infantil

Data: 21/11/2023 a 24/11/2023

Local: Site da Prefeitura de Cuiabá – link Matrícula Web

- Dias: 21/11/2023 e 22/11/2023

- Hora: das 08h às 23h59

– Unidades Educacionais das Regionais Norte e Leste

- Dias: 23/11/2023 e 24/11/2023

- Hora: das 08h às 23h59

– Unidades Educacionais das Regionais Sul e Oeste

Divulgação da classificação no site da Prefeitura de Cuiabá – Matrículas atendidas: 18/12/2023

Confirmação de Matrícula nas unidades educacionais: 19 a 22/12/2023

- Telefones para orientação e esclarecimento de dúvidas: 0800 646 2003, 3645-6560, 3645-6571 e 3614-4318

- Pontos de apoio:  Bibliotecas Públicas Municipais Saber com Sabor dos bairros Pedra 90 e Osmar Cabral, na Regional Sul; na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Octayde Jorge da Silva, localizada no bairro Tancredo Neves, na Regional Norte; na EMEB Maria da Glória de Souza, no bairro Baú, na Regional Leste e na Biblioteca Pública Municipal Saber com Sabor do bairro Santa Izabel, na Regional Oeste.

Com informações da Prefeitura de Cuiabá
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet