Cuiabá, domingo, 19/05/2024
10:59:02
informe o texto

Notícias / Geral

21/11/2023 às 19:53

PERÍODO DE MONITORAMENTO

Dados do ICV apontam 'situação controlada' após incêndios atingirem mais de 1 milhão de hectares no Pantanal

Nesse período, o alerta é para que o monitoramento se mantenha ativo como forma de evitar o surgimento de novos focos de incêndio

Karine Arruda e Eloany Nascimento

Dados do ICV apontam 'situação controlada' após incêndios atingirem mais de 1 milhão de hectares no Pantanal

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Uma análise realizada pelo Instituto Centro de Vida (ICV) apontou que mais de 1,1 milhão de hectares já foram atingidos pelo fogo em todo o bioma do Pantanal e, no momento, a situação está sob controle. Os dados foram colhidos até essa segunda-feira (20) e produzidos pela Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (NASA).

A informação foi dada pelo coordenador do Núcleo de Inteligência Territorial do ICV, Vinicius Silgueiro, que alertou sobre a importância do monitoramento para evitar o surgimento de novos focos, mesmo com o alívio trazido pelas chuvas ocorridas na região.

“Com as chuvas dos últimos dias, os dados de focos de calor indicam que a situação está controlada, mas é fundamental o trabalho de monitoramento e rescaldo de possíveis focos que possam surgir”, disse.

Nesta terça-feira (21), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso também havia anunciado que as chamas diminuíram no Pantanal devido às chuvas do fim de semana e feriado. A corporação informou que apenas um foco de calor foi detectado, sendo identificado nas proximidades da Transpantaneira, em Poconé, e no Rio Paraguai, em Cáceres.

Vale ressaltar que o fato de focos de calor não terem sido detectados não significa que o incêndio está completamente extinto, mas que a intensidade das chamas diminuiu significativamente.

Na análise feita pelo ICV, a maior parte da área queimada, o que corresponde a 52% do total, aconteceu na parte do Pantanal mato-grossense, que tem sido chamada de “Pantanal Norte”.

Mais especificamente nas áreas de reservas florestais, o incêndio afetou cerca de 85 mil hectares da vegetação local. No Parque Estadual Encontro das Águas, por exemplo, 38 mil hectares foram queimados, o que corresponde  aproximadamente a 35% da sua área total. Já no Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, outro incêndio consumiu 47 mil hectares, o que corresponde a 34% de sua área total.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet