Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
01:26:01
informe o texto

Notícias / Polícia

21/11/2023 às 13:47

INTENSIDADE DIMINUIU

Bombeiros detectam apenas um foco de calor após chuvas consecutivas no Pantanal

As equipes de bombeiros continuam in loco para monitoramento e combate de eventuais pontos de incêndios e rescaldo

Eloany Nascimento

Bombeiros detectam apenas um foco de calor após chuvas consecutivas no Pantanal

Foto: CBM-MT

Chuvas consecutivas que caíram no fim de semana ajudaram a diminuir a intensidade dos incêndios nessa segunda-feira (20), na região do Pantanal Mato-grossense.  Segundo o Corpo de Bombeiros Militar,  apenas um foco de calor foi detectado em monitoramento.

Anteriormente o Leiagora, havia noticiado que as chuvas não teriam sido suficientes para amenizar a situação, mas ao decorrer da segunda (20), a situação mudou, e água que caiu na região diminuiu a intensidade dos incêndios. 

De acordo com o CBM, a mudança já foi detectada nesta terça (21), pelo monitoramento que mostrou apenas um incêndio ativo na proximidades da Transpantaneira, em Poconé, e no Rio Paraguai, em Cáceres. Imagens de satélites confirmaram que não existem outros focos de calor nas regiões do bioma.

“Nesta terça, até às 11h da manhã, havia apenas um foco registrado em nosso satélite de referência, próximo ao Parque Nacional do Pantanal, no Rio Paraguai”, explica o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires.

Marco ainda explicou que a não-detecção de um foco de calor não significa que o incêndio está completamente extinto, mas que a intensidade das chamas diminuiu significativamente. 

“É por isso que nossas ações não chegaram ao fim. As equipes continuam lá para monitoramento in loco, combate de eventuais pontos de incêndios e rescaldo”, completou.

No total, 120 militares do Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) e agentes da Defesa Civil do Estado estão nas oito frentes de combate aos incêndios. Deste total 90 homens estão no Parque Estadual Encontro das Águas e Transpantaneira.

Além destas frentes, os militares também combatem o fogo na bacia hidrográfica do Rio Sararé, região de Mimoso, comunidade São Pedro de Joselândia, região do rio Paraguai em Cáceres, fronteira com a Bolívia/San Matías, e nas áreas federais Parque Nacional do Pantanal/Reserva do Dorochê e Terra Indígena Portal do Encantado.

As ações contam com o apoio de aviões para o despejo de água para diminuir a intensidade das chamas e aumentar a umidade do ar, helicóptero e 11 barcos para a infiltração de equipes, 13 viaturas e caminhões-pipa.

Os incêndios no Pantanal mato-grossense são monitorados com satélites de alta tecnologia para orientar as equipes em campo.
Com assessoria/CBM-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet