Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
21:04:32
informe o texto

Notícias / Política

23/11/2023 às 08:01

DUELO

Mauro e Botelho medem forças no Supremo por mudança em emendas parlamentares

Governador visita STF um dia depois do presidente da ALMT, com a mesma pauta oficial e a mesma extraoficial

Jardel P. Arruda

O governador Mauro Mendes (União) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), medem forças no Supremo Tribunal Federal (STF), onde disputam pela legalidade da constitucionalidade da emenda 111/2023, a qual praticamente dobra o valor das emendas parlamentares impositivas dos deputados estaduais.

Oficialmente, Eduardo Botelho visitou o Supremo na terça-feira (21), onde se reuniu, entre outras pessoas, com o ministro Dias Toffoli. Oficialmente, a agenda foi para tratar sobre a legalidade da taxa estadual sobre a mineração, aprovada no fim de 2022 pela Assembleia Legislativa a pedido do governo do Estado. Contudo, a emenda 111/2023 foi amplamente debatida.

Nessa quarta-feira (22), tudo se repetiu, porém quem compareceu ao STF foi a comitiva do governo do Estado, liderada pelo governador Mauro Mendes em pessoa. Oficialmente, ele tenta reverter a votação contra a taxação da mineração, que está 5x1 para derrubar a lei estadual

Contudo, a emenda 111/2023 também é assunto discutido nas reuniões. Nesse caso, Mauro Mendes tem a vantagem de um parecer a Advocacia-Geral da União (AGU) ser contra a emenda constitucional. 

Entretanto, Botelho aposta na aprovação de uma nova emenda constitucional, sanando qualquer vicio da 111, com objetivo de tornar nulo o objeto da ADI impetrada pelo governo do Estado através da Procuradoria-Geral do Estado.

Os resultados desse duelo devem ser vistos ainda nos próximos dias.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet