Cuiabá, domingo, 28/04/2024
04:49:14
informe o texto

Notícias / Esporte

24/11/2023 às 18:32

NA ELITE DO FUTEBOL

Contra o São Paulo, Cuiabá pode superar a melhor campanha da história do clube na Série A

Há três anos consecutivos na primeira divisão, clube mato-grossense se destaca por administração eficiente

Leiagora

Contra o São Paulo, Cuiabá pode superar a melhor campanha da história do clube na Série A

Foto: Asscom Dourado

Neste domingo (26), São Paulo e Cuiabá se enfrentam no Morumbi, às 18h30, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na partida, a equipe mato-grossense - que já superou o recorde de pontos conquistados em apenas um turno - pode atingir a melhor campanha de sua história na Série A.

Na primeira divisão pelo terceiro ano seguido, o clube tem se consolidado na elite do futebol brasileiro e impressiona pelo sólido modelo de gestão.
 
Atual nono colocado do Brasileirão, com 47 pontos, o Cuiabá já igualou sua melhor pontuação, alcançada em 2021 (ano de sua estreia na Série A). Neste final de semana, um empate diante da equipe paulista é suficiente para que o Auriverde supere essa marca e registre seu melhor desempenho em uma edição do campeonato. Com quatro rodadas restantes, o clube ainda espera assegurar vaga na Copa Sul-Americana do próximo ano.
 
Com o acesso inédito do Cuiabá em 2020, o estado Mato-Grosso voltou a ter um representante na primeira divisão depois de 35 anos. Em sua terceira temporada consecutiva na Série A e a permanência encaminhada por mais um ano, o Cuiabá caminha para se tornar o time do Centro-Oeste com mais participações seguidas na competição desde 2011.
 
Além de se consolidar na elite do futebol brasileiro, o Auriverde mantém hegemonia em âmbito regional. Dos últimos nove campeonatos mato-grossenses, o clube conquistou oito títulos, e acumula 12 estaduais ao todo. No último ano, o Dourado ainda participou da Sul-Americana, disputando uma competição internacional pela primeira vez em sua história.
 
O bom momento dentro de campo é reflexo de uma boa gestão. Fundado em 2001, o Cuiabá é administrado, desde 2009, pela família Dresch, grupo que gere empresas do ramo da borracha. Em meio ao atual cenário de consolidação de clubes-empresa no país, o clube foi o primeiro da Série A a se tornar SAF, movimento que permitiu ao clube realizar investimentos e obter os resultados expressivos dos últimos anos.
 
Há um ano, o clube tem trabalhado nas obras do CT Manoel Dresch, que tem passado por reformas e uma série de melhorias visando modernização. Com aporte de cerca de R$ 50 milhões, o projeto de transformação do centro de treinamento busca elevar o patamar do clube no futebol nacional. A manutenção do clube na primeira divisão nos últimos anos teve grande importância para tornar o projeto viável.
 
Atualmente, os campos do local, que possuem a mesma qualidade do gramado da Arena Pantanal, já estão sendo utilizados pelo elenco profissional, e a previsão é de que a estrutura completa seja entregue a partir do próximo ano. Com mais de 8 mil metros quadrados de área construída, a intenção é fornecer um espaço multifuncional que também sirva para a base do clube.
 
Com esses investimentos em infraestrutura, o Cuiabá busca também fortalecer o processo de formação de atletas. Para isso, o clube tem modernizado o departamento e melhorado as condições de treinamento dos jovens atletas, mirando maior rendimento e retornos futuros. Somente em 2023, mais de R$ 1 milhão foram destinados às categorias de base.
 
A revelação de jogadores e a formação de ídolos locais é um dos principais objetivos do Cuiabá. Este ano, o Dourado teve seu Certificado de Clube Formador renovado pela CBF. Em 2022, já havia se tornado a primeira equipe mato-grossense a obter o documento, que reconhece as agremiações que cumprem as exigências da entidade no processo de formação de atletas e fornece proteção em negociações futuras. Para 2024, o clube já garantiu participação na Copa São Paulo de Juniores, principal torneio sub-20 do país.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet