Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:19:57
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

29/11/2023 às 09:17

RUMO À COP

Secretário defende as políticas ambientais de MT e diz que quem preserva é o produtor

Em entrevista ao Agora na Capital, César Miranda vislumbra cenário ainda mais positivo para o agronegócio

Luíza Vieira

Secretário defende as políticas ambientais de MT e diz que quem preserva é o produtor

Foto: Secom / MT

Diante do posicionamento da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, de que o Brasil vai à COP 28 para cobrar e não ser cobrado, um dos membros da comitiva do governador que também partirá rumo à Dubai na próxima semana para a reunião, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, concorda com a gestora e defende a política ambiental de Mato Grosso.

“Com certeza! Imaginem só Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil, o maior produtor de milho, o maior produtor de algodão, gergelim, tem o maior rebanho bovino do Brasil e preserva 63% do seu território. E um detalhe, 40% dessa área que é preservada são dentro de propriedades privadas, quem preserva é produtor”, defendeu em entrevista ao Agora na Capital desta terça-feira (28).

Por outro lado, o secretário analisa que não existe a possibilidade de produzir com desmate zero. Ele argumenta que primordialmente, o Código Florestal Brasileiro precisa ser respeitado, o que pode também ser interpretado como uma defesa de produtores rurais que atualmente questionam a Moratória da Soja.

“Isso não existe, nós temos um Código Florestal muito restritivo (...) um produtor que só pode desmatar 20% de sua propriedade, se ele tem o direito de desmatar, ou paga para ele não desmatar, ou deixa ele desmatar para poder produzir, porque a produção vai gerar emprego e renda”, avaliou.

Somado a isso, o gestor da pasta econômica vislumbra um cenário ainda melhor para o Estado ao longo dos anos, a partir do momento em que conseguir atrelar áreas de pastagem e culturas.

“Nós temos condições aqui em Mato Grosso, de acordo com o Imea, nós temos 10, 11 milhões de hectare de áreas de pastagem degradadas pela evolução da nossa pecuária, que vão ser incorporadas na agricultura. Então Mato Grosso tem condições de dobrar sua produção daqui uns 10 ou 15 anos, sem derrubar uma árvore. Então se tem um lugar que se produz com sustentabilidade é Mato Grosso”.

Assista a entrevista completa:

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet