Cuiabá, sábado, 27/04/2024
17:35:43
informe o texto

Notícias / Política

04/12/2023 às 12:01

CRIANDO CAIXA

Governo estuda aumentar ICMS para compensar possíveis perdas com a reforma tributária

A informação foi confirmada pelo governador em exercício Otaviano Pivetta nesta segunda-feira

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Governo estuda aumentar ICMS para compensar possíveis perdas com a reforma tributária

Foto: Secom / MT

Com medo de uma possível queda de arrecadação advinda da reforma tributária, que pode vigorar a partir de 2033, o governo do estado de Mato Grosso estuda adotar medidas para aumentar a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A informação foi confirmada pelo governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos) na manhã desta segunda-feira (4) durante conversa com a imprensa.
 
De acordo com o chefe do Executivo Estadual, a pauta é polêmica e deve ser discutida com calma, mas a intenção é enviar o projeto para a Assembleia Legislativa ainda este ano.
 
“Nós espontaneamente baixamos o ICMS, todos são testemunhas ao longo do nosso mandato. Infelizmente essa reforma tributária impõe algumas necessidades que os governos estão tomando. Todos os estados estão se manifestando, alguns já procederam ao aumento e nós precisamos proteger o interesse do estado para o futuro. Não temos nenhum prazer em fazer isso, mas vai ser necessário”, afirma o governador.


Precisamos proteger o interesse do estado para o futuro. Não temos nenhum prazer em fazer isso, mas vai ser necessário
 

Pivetta alega que a reforma é necessária como um projeto de futuro. O governador teme que, a partir de 2033, ocorra uma queda de arrecadação devido à unificação de tributos criados pela reforma e o fim do ICMS estadual. Desta forma, o aumento do tributo vai ajudar a criar um caixa para que Mato Grosso não sinta no bolso mais pra frente.
 
“A posição dos estados agora vai repercutir na participação dos índices lá em 2033. São decisões que precisam ser implementadas agora pra não perder receita lá na frente, pra não ficar pra trás”, diz Pivetta.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet