Cuiabá, domingo, 25/02/2024
11:28:27
informe o texto

Notícias / Polícia

07/12/2023 às 17:29

NA CAPITAL

Bombeiro salva bebê engasgada após pais pedirem ajuda em escola militar

Foi realizada a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas da criança

Leiagora

Bombeiro salva bebê engasgada após pais pedirem ajuda em escola militar

Foto: CBM-MT

Um casal buscou ajuda na Escola Estadual Militar Dom Pedro II - Presidente Medici, em Cuiabá, para socorrer a filha, uma bebê de nove meses que estava engasgada, nessa quarta-feira (6).

O 3º sargento do Corpo de Bombeiros Guilherme Silva Cabral, integrante do Corpo Musical do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e enfermeiro pós-graduado em urgência e emergência, estava no local e identificou que a criança estava engasgada e não conseguia respirar adequadamente. Prontamente, ele aplicou a técnica de desobstrução das vias aéreas conhecida como manobra de Heimlich, com movimentos precisos e firmes, resultando no desengasgamento da criança e permitindo que ela recuperasse a respiração normal.

Após o procedimento bem sucedido, o sargento tranquilizou os pais, explicando o que havia acontecido e garantindo que a criança estava fora de perigo.

"Estou grato por ter sido capaz de ajudar essa família em um momento tão crítico. Minha formação, aliada à minha experiência como bombeiro, me permitiu agir de forma rápida e eficaz para salvar a vida da bebê engasgada”, destacou o sargento.

O diretor da escola Dom Pedro II, coronel dos Bombeiros Denes Alves do Nascimento ressaltou a importância da presença de profissionais capacitados, além das atividades disciplinares, educacionais e pedagógicas da escola, mas também profissionais que estão preparados e  capacitados para atendimentos emergenciais de alunos, professores e profissionais que, por ventura, necessitem de um atendimento rápido dentro das capacidades e limitações de atuação.

“Eventualmente, nós recebemos demandas externas de pessoas em busca de ajuda, sabendo que se trata de uma escola militar, como aconteceu com essa criança engasgada, que os pais entraram desesperados na escola e felizmente se depararam com um bombeiro que também é enfermeiro e realizou o atendimento e procedimentos de desengasgo, acalmou a família e proporcionou um desfecho positivo para a situação”, pontuou o diretor.

 
CBM
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet