Cuiabá, sábado, 27/04/2024
20:51:33
informe o texto

Notícias / Política

17/12/2023 às 12:12

BATEU A REAL

Colniza prejudica a imagem de Mato Grosso, afirma secretária de Meio Ambiente

Mauren sai em defesa de policiais e fiscais da Sema e critica município

Jardel P. Arruda

Colniza prejudica a imagem de Mato Grosso, afirma secretária de Meio Ambiente

Foto: Secom-MT

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, afirma que o município de Colniza tem prejudicado todo Mato Grosso devido aos crimes e indicadores ambientais. Ela lembrou que maioria absoluta do desmatamento ilegal no estado acontece lá e a quantidade de crimes ambientais na região obriga a Sema a menter equipes permanentemente na região.

“O que acontece é que Colniza é uma área de conflito. É o município que, de longe, tem o maior índice de desmatamento irregular. É onde as nossas equipes continuam presente o tempo todo para evitar [crimes ambientais]. E assim, infelizmente, Colniza prejudica a imagem do Estado inteiro. Noventa e sete por cento do desmatamento realizado em Colniza é sem autorização”, disse Mauren, na quarta-feira (13), após reunião com deputados estaduais na Assembleia Legislativa. 

Localizado no extremo nordeste de Mato Grosso, dentro da Floresta Amazônica, o município de Colniza é destaque negativo nacional desde 2004 quando foi citado como o mais violento do Brasil. Apesar de sair do topo da lista, o local ainda é lembrado por crimes, como o assassinato do então prefeito Esvandir Antonio Mendes, em 2017.

Desde 2019, o município ganhou os noticiários por conta do “Dia do Fogo”, uma ação na qual criminosos ateiam chamas na floresta para defender o desmatamento. Recentemente, em outubro deste ano, uma base da Polícia Militar, localizada no Distrito de Guariba, foi incendiada.



A  declaração da secretária, no entanto, é uma defesa dos policiais militares e fiscais da Sema envolvidos em uma ação naquele município que ganhou destaque devido a vídeos que circularam nas redes sociais nesta semana. 

Nas imagens, um fazendeiro parte para cima das viaturas dos servidores públicos com um trator e depois ataca as caminhonetes com uma picareta porque para tentar evitar que o maquinário fosse apreendido por ter sido flagrado desmatando sem autorização.

“Não houve por parte de nenhum dos fiscais. Ao contrário, eles até controlaram, de certa forma, com muita tranquilidade. Os vídeos mostram, mas até foram bastante pacientes. [...] Além do crime ambiental, ele [o fazendeiro] praticou diversos outros crimes adicionais. E ele vai ser responsabilizado por isso. Nós vamos cumprir a lei”, ratificou Mauren.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet