Cuiabá, domingo, 12/05/2024
20:07:14
informe o texto

Notícias / Política

19/12/2023 às 10:10

PREJUÍZOS AO FETHAB

Garcia avalia que queda da safra poderá prejudicar arrecadação de Mato Grosso

Apesar disso, garante que governo irá cumprir o que for estipulado na LOA

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Garcia avalia que queda da safra poderá prejudicar arrecadação de Mato Grosso

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

O secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia avalia que a queda da safra 2023/2024 em Mato Grosso irá acarretar em prejuízos na arrecadação do estado no ano que vem. Apesar de garantir que a gestão Mauro Mendes conseguirá cumprir todas as propostas previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA), Garcia considera que o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) também será impactado pela crise na produção agrícola.

“Nós já mandamos a LOA, nossa expectativa é que a gente cumpra a Lei Orçamentária Anual, o que a gente tem obviamente preocupação é que com essa redução da safra de soja e também a consequência na diminuição da área plantada de milho, a gente possa ter uma diminuição na arrecadação no estado de Mato Grosso. Mas, a gente foi muito cauteloso na Lei Orçamentária [...] e assim que a arrecadação for confirmada a gente vai aumentando o volume de investimentos”, destacou o pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá, em coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (18). 

Em ritmo de despedida da Casa Civil, para retornar à Câmara Federal, Garcia considera que o Fethab também terá prejuízos com a crise, no entanto ainda não há uma estimativa em números de quais serão esses impactos.

“Sem dúvidas será impactado, porque ele tem um componente muito importante que é todo o movimento que o plantio, a colheita trazem, compra de combustível e tudo mais, então será impactado de alguma forma. Ainda não temos muita clareza de quanto será impactado, mas sabemos que terá um impacto na arrecadação no estado de Mato Grosso e a gente está tomando todos os cuidados para que a gente não tenha uma interrupção nos investimentos já programados”, relatou.

Conforme estimativas, Mato Grosso terá uma redução de 30% na produção de milho e 20% na soja na safra 2024/2023, dada a falta de chuvas no estado. O que deverá gerar prejuízos tanto para o setor produtor quanto na arrecadação do governo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet