Cuiabá, domingo, 05/05/2024
04:11:31
informe o texto

Notícias / Geral

18/01/2024 às 08:26

TCE EM MOVIMENTO

Desigualdades regionais serão discutidas nesta quinta pelo TCE e instituições em Araguainha

Último levantamento do IBGE, de 2022, aponta que Araguainha tem aproximadamente mil habitantes, sendo o menor do estado

Leiagora

Desigualdades regionais serão discutidas nesta quinta pelo TCE e instituições em Araguainha

Foto: TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, debaterá soluções para a redução das desigualdades regionais durante o TCE em Movimento - Sustentabilidade e Desenvolvimento, nesta quinta-feira (18).

O encontro será realizado no Espaço de Eventos Praia, em Araguainha, às 9h, e contará com a participação de prefeitos, vereadores, gestores e sociedade civil organizada dos municípios de Araguainha, Alto Garças, Alto Araguaia, Ribeirãozinho, Torixoréu e Ponte Branca.

Representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa (ALMT), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e Sebrae também participam do encontro para discutir soluções para o desenvolvimento dos municípios.

Programação

O encontro terá início com a apresentação de Coral Infantil e de Siriri. Logo após, o conselheiro Valter Albano apresenta o Programa de Sustentabilidade e Desenvolvimento de Municípios de Mato Grosso do TCE-MT, na qual é o presidente da Comissão Central, para os representantes dos seis municípios.

Após a apresentação do programa, o prefeito de Araguainha, Francisco Gonçalves Naves, dará as boas-vindas aos presentes, sendo seguido por representantes do Sebrae, AMM e Governo do Estado.

O presidente do TCE-MT, Sérgio Ricardo, fala em seguida sobre as desigualdades regionais e a preocupação com o último Censo Demográfico, apontando que 51 cidades de Mato Grosso perderam habitantes nos últimos anos. No último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022, foi registrado que Araguainha tem aproximadamente mil habitantes, sendo o menor do estado.

No período da tarde, o encontro será realizado na Câmara Municipal de Araguainha, às 14h, destinado aos  gestores da cidade. O secretário-executivo da Comissão Central e da Comissão Permanente de Sustentabilidade Fiscal e Desenvolvimento (Copsfid) do TCE-MT, Flávio Vieira, vai apresentar o panorama de Araguainha a partir de pesquisas realizadas pelo TCE-MT.

Depois, representantes da Copsfid fazem reunião técnica com o prefeito, secretários, presidente da Câmara, vereadores e equipe técnica do Poder Executivo e Legislativo de Araguainha, com o objetivo de ouvir, dialogar e compreender a visão dos gestores locais sobre os problemas e necessidades municipais; as causas da redução populacional do município; as possíveis soluções para o desenvolvimento futuro da localidade.

O secretário-geral de Controle Externo do TCE-MT, Vitor Pinho, encerra o período da tarde falando sobre as oportunidades de incremento de receita tributária própria para Araguainha.

A programação do presidente do TCE-MT também inclui visita ao Domo de Araguainha, que é a maior cratera de impacto meteorítico do Brasil, e à horta municipal. Também será feito um levantamento das condições de saneamento básico na região.

 
TCE
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet