Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
09:29:59
informe o texto

Notícias / Variedades

13/02/2024 às 17:35

CARNAVAL 2024

Com homenagem a Mario de Andrade, Mocidade Alegre é bi-campeã do Carnaval de SP

Esse é o 12º título da história da escola

Exame

Com homenagem a Mario de Andrade, Mocidade Alegre é bi-campeã do Carnaval de SP

O desfile homenageou o escritor Mário de Andrade com o enredo:

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Mocidade Alegre levou o título de campeã do Carnaval de 2024 em São Paulo pelo segundo ano consecutivo. As notas foram apuradas na tarde desta terça-feira, 13, no Sambódromo do Anhembi, na capital paulista.

O desfile homenageou o escritor Mário de Andrade com o enredo: "Brasiléia Desvairada: a Busca de Mário de Andrade por um País". 
O samba narrou a jornada do escritor desde Minas Gerais, onde pesquisou sobre a arte barroca, até São Paulo em que consolidou boa parte de seu arsenal literário. Quatro jurados avaliaram os desfiles das 14 escolas de samba do Grupo Especial, com notas de 8 a 10 em nove categorias. As primeiras colocadas se apresentarão de novo no sambódromo no sábado, 25 de fevereiro, no tradicional Desfile das Campeãs.
 

Em segundo lugar, ficou a Dragões da Real, que foi fundada por integrantes da torcida organizada do São Paulo Futebol Clube, e neste ano teve como enredo "África, uma Constelação de Reis e Rainhas". Mocidade e Dragões passaram apuração toda brigando pela primeira posição, e o resultado só foi definido na última nota do último quesito, harmonia. A escola também marcou 270 pontos, mas como havia recebido uma nota menor do que a Mocidade, a Dragões ficou em segundo lugar pelo critério de desempate.

Em terceiro lugar, ficou a Acadêmicos do Tatuapé, que apresentou um enredo sobre a Mata de São João, na Bahia. O desfile das campeãs ocorre neste sábado (17), no sambódromo do Anhembi.


Já a Tom Maior e a Independente Tricolor foram as piores colocadas e serão rebaixadas para o grupo de acesso.Os enredos do grupo especial deste ano foram marcados por temáticas indígenas e africanas e homenagens a Fafá de Belém, Mário de Andrade e ao Parque Ibirapuera. Os desfiles transcorreram sem grandes problemas, já que nenhuma escola estourou o tempo nem teve problemas com carros alegóricos, e não choveu em nenhuma das noites.

A apuração teve uma mudança na locução das notas, que era feita há 30 anos por Antônio Pereira da Silva, o Zulu. Hoje, a locutora de rádio Eloise Matos estreou na função, sendo a primeira mulher a narrar a apuração do carnaval paulistano em três décadas. A divulgação de resultados ainda teve uma situação atípica: a jurada Bia Cagliani não deu notas no quesito evolução para a Império de Casa Verde. Por isso, pelo regulamento, a agremiação ganhou a nota média que havia recebido até então - neste caso, um dez.


Em 2023, além das cinco primeiras colocadas do Grupo Especial, desfilaram as duas escolas que tiveram as maiores notas no Grupo de Acesso 1 e a vencedora do Grupo de Acesso 2. As duas agremiações do Grupo Especial que tiveram as piores notas -- Unidos de Vila Maria e Estrela do Terceiro Milênio -- vão para o Grupo de Acesso 1.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet