Cuiabá, domingo, 28/04/2024
08:12:08
informe o texto

Notícias / Variedades

14/02/2024 às 09:37

EXPECTATIVA

Carnaval do Rio: campeã das escolas de samba sai nesta quarta

Escolas de samba Viradouro e Imperatriz Leopoldinense são as favoritas para ficar com o título do Carnaval do Rio de Janeiro

Metrópoles

Carnaval do Rio: campeã das escolas de samba sai nesta quarta

Foto: Riotur

O Grupo Especial das escolas de samba do Rio de Janeiro conhecerá a campeã do Carnaval nesta quarta-feira (14). A apuração tem início previsto para 16h, após o desfile de 12 agremiações entre domingo (12) e a manhã de terça-feira (13).

Há algumas mudanças para a apuração deste ano, segundo a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa). A começar pelo local. Desta vez, não vai acontecer na Praça da Apoteose, como é o costume, mas na Cidade do Samba.

Unidos do Viradouro e Imperatriz Leopoldinense são as grandes favoritas, segundo os especialistas em desfiles de Carnaval. Foram as que mais empolgaram o público e mais elogiadas.

Se houver alguma surpresa, ela estará entre Grande Rio, Vila Isabel, Portela, Mangueira, Mocidade e Beija-Flor. Se Viradouro e Imperatriz são cartas marcadas para o Desfile das Campeãs, no próximo sábado (17), as outras duas vagas devem ficar entre essas agremiações.

Por outro lado, Unidos da Tijuca, Paraíso do Tuiuti e Porto da Pedra estão do outro lado da moeda. É provável que uma delas seja rebaixada para a Série Ouro. 


Regulamento para as escolas de samba 

Quanto ao regulamento, quase nenhuma mudança em relação a 2023. São nove quesitos e cada um deles recebe quatro notas – a menor é descartada. 
 
Um ponto importante: ao meio-dia desta quarta, haverá um sorteio para a ordem dos quesitos. Segundo as regras, o último serve como critério de desempate.

Mas o torcedor pode ficar tranquilo, porque empate é algo muito difícil de acontecer. Somente se duas ou mais escolas de samba alcançarem os mesmos subtotais das notas válidas em todos os nove quesitos a igualdade é confirmada. A última vez que isso ocorreu foi em 1988: Beija-Flor e Mangueira tiveram que dividir o campeonato.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet