Cuiabá, sábado, 27/04/2024
12:08:18
informe o texto

Notícias / Política

17/02/2024 às 16:00

CRISE

Medeiros cobra apoio do Ministério da Agricultura para salvar pequenos produtores de Cáceres

O deputado sugeriu uma linha de crédito emergencial e a relocação dos rebanhos para evitar um colapso da economia local, como aumento do desemprego

Leiagora

Medeiros cobra apoio do Ministério da Agricultura para salvar pequenos produtores de Cáceres

Foto: Assessoria

O deputado federal José Medeiros (PL-MT) solicitou ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apoio para o município de Cáceres (220 km de Cuiabá) superar a crise hídrica e de pragas que vem provocando prejuízos à população e ao setor produtivo. Ao Mapa, o parlamentar relatou que a falta de água e as pragas causam devastação das pastagens e consequentemente crise na pecuária, setor que a cidade se destaca sendo um dos municípios de Mato Grosso com maior rebanho bovino.

“Visitei a cidade de Cáceres no último dia 12 de fevereiro para discutir com os gestores municipais medidas para ajudar cerca de 7 mil famílias que ficaram desabrigadas devido ao temporal que atingiu a cidade no último dia 10. Além de articular apoio com a bancada federal de Mato Grosso para o município, me propus a ajudar o setor produtivo de Cáceres que vem enfrentando dificuldades em função do longo período de estiagem que a cidade enfrentou nos últimos meses. Recebi um pedido de ajuda do Sindicato Rural de Cáceres e estamos trabalhando para ajudar, principalmente os pequenos produtores que estão praticamente sem pasto e vendendo seus animais a qualquer preço. Isso está prejudicando a economia local e pode gerar prejuízos a sociedade”, detalhou o parlamentar.

Medeiros sugeriu ao Ministério da Agricultura uma linha de crédito emergencial e a relocação dos rebanhos para evitar um colapso da economia local, como aumento do desemprego.

“Devido a tais circunstâncias, pecuaristas menos capitalizados têm que vender rebanho a qualquer preço, pois não têm recursos para arcar com ração para o gado ou mesmo perderem suas rezes. Destarte, apenas grandes e médios criadores podem manter tal abastecimento de comida para seu rebanho. Uma vez que tais desequilíbrios podem e devem se ajustar com financiamento público e com atuação desta Pasta, ao menos uma linha de crédito emergencial se faz fundamental em tal momento, em conjunto com outros modos de atuação ministerial, como salvamento do gado através de relocação dos rebanhos para outras áreas evitando mortes dos animais e perdas financeiras graves aos criadores, a Mato Grosso e ao país”, disse o deputado federal em documento enviado ao Ministério da Agricultura nesta quinta-feira (15).

"Pode parecer contraditório falar sobre escassez de água neste momento em que Cáceres enfrenta fortes chuvas, mas os pequenos produtores estão enfrentando a falta de pasto devido à estiagem. Precisamos do apoio da bancada federal para estabelecer uma linha de financiamento que ajude os produtores", reforçou Ricardo Costella Cardoso, diretor do Sindicato Rural.

Além do Mapa, José Medeiros vai levar o problema para ser discutido na próxima reunião da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) da Câmara Federal. 

“Vamos pedir apoio da FPA para garantir que o Governo Federal defina ações concretas para ajudar Mato Grosso. O governo do presidente Lula (PT) precisa deixar as questões partidárias de lado, descer do palanque e começar a pensar nas pessoas que estão sofrendo por falta de políticas públicas efetivas”, concluiu.


Desabrigados

Medeiros também está trabalhando junto a bancada federal de Mato Grosso para articular apoio para as mais de 7 mil pessoas que ficaram desabrigadas devido à forte chuva que atingiu a cidade de Cáceres na semana passada.

“Além de acionar o coordenador da bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional, o deputado federal Juarez Costa, já acionamos o Governo Federal para o envio imediato de um aporte financeiro à prefeitura para reconstruir as áreas afetadas e ajudar as pessoas desabrigadas. Nesta sexta-feira (16), também me reuni com o secretário Chefe da Casa de Mato Grosso, deputado Fábio Garcia (UB), e ele garantiu apoio a Cáceres e elencou tudo que já vem sendo feito pelo Governo do Estado para ajudar as famílias desabrigadas e o município. Ontem, alguns parlamentares da nossa bancada também visitaram Cáceres e anunciaram apoio à cidade. Estamos unidos para ajudar a população de Cáceres”, frisou o deputado federal do PL.

 
Da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet