Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:00:38
informe o texto

Notícias / Geral

01/03/2024 às 17:03

FENÔMENOS EXTREMOS

Vídeo | Climatologista explica ‘trovão de 10 minutos’ e relâmpagos contínuos

A justificativa para relâmpagos tão intensos e os longos trovões foram os mais de 2 mil raios que caíram durante o temporal

Marina Martins

<Font color=Orange>Vídeo</font color> | Climatologista explica ‘trovão de 10 minutos’ e relâmpagos contínuos

Foto: Reprodução

A ocorrência de alguns fenômenos extremos durante o temporal desta sexta-feira (1), na região metropolitana de Cuiabá, deixou moradores espantados.

“Povo tá assustado com o trovão de 10 minutos”, comentou um morador ao gravar o fenômeno com o celular apontado para o céu. O vídeo tem pouco mais de um minuto, com o som ininterrupto de um trovão.



 
Em outra gravação, feita da janela do 24º andar de um prédio, é possível ver os relâmpagos que cobriram a cidade num efeito quase estroboscópico (movimento contínuo e rápido).

 
O Leiagora procurou o setor de Climatologia do Departamento de Geografia da UFMT. O professor doutor Rodrigo Marques explicou que a justificativa para relâmpagos tão intensos e os barulhentos e longos trovões é a quantidade de descargas elétricas durante o temporal. Foram 2.300 raios só nesta manhã de acordo com o sistema de monitoramento da concessionária de energia elétrica, Energisa.

“Acredito que os trovões, junto com o vento, devem ter chamado a atenção e as pessoas repararam mais, pois muita gente acorda cedo. [...] O volume (de chuva) foi de 21,6 milímetros em menos de uma hora. Um volume alto, mostra que foi intensa. Ontem chegamos a 38,4C°. Esse calor ajuda a formar este tipo de nuvens e causar tempestades”, ponderou.

De acordo com o climatologista, a média histórica de chuva para março é de 232,9 milímetros. Nesta sexta, primeiro dia do mês, em cerca de uma hora, choveu quase 10% do que se espera para o mês todo. As rajadas de vento chegaram a 45 km/h.

 
As imagens de satélite do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram o momento exato em que as nuvens se formaram rapidamente e ocorreu a chuva.

“Essa forma circular que parece que explode (não tinha nada e de repente vai crescendo) é característica do que chamamos de complexo convectivo de meso escala. [...] No topo das nuvens, a temperatura era de -70C°, o que indica uma nuvem com desenvolvimento vertical bem alto, tipo cumulonimbus, a que causa temporal mesmo”, disse. E complementou explicando que as tempestades serão cada vez mais intensas a partir de agora e com curta duração: “Esse tipo de evento tende a se tornar mais comum. É o nosso novo normal, por causa das mudanças climáticas.”

Estragos

A tempestade afetou vários bairros de Cuiabá e Várzea Grande. Os ventos fortes, quedas de galho, descargas elétricas, além do lançamento de placas e telhas sobre cabos de energia deixaram mais de mil residências sem energia elétrica, conforme informou a Energisa. A concessionária reforçou as equipes de atendimento.
 

Cuidados
 
A Energisa reforça alguns alertas para dias chuvosos:
• Não ligar equipamentos elétricos em tomadas instaladas em paredes úmidas;
• Não fazer manutenções durante a chuva, principalmente em telhados;
• Sempre desligar o disjuntor em casos de alagamento, curto-circuito ou incêndio;
• Evitar ficar perto de campos de futebol, piscinas, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados. Não encostar em grades e objetos metálicos, não se abrigar em lugares abertos, próximo de postes ou embaixo da fiação elétrica. Esses locais se tornam perigosos por causa do risco de descargas elétricas naturais.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet