Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:39:55
informe o texto

Notícias / Geral

04/03/2024 às 13:30

EVENTO NACIONAL

Profissionais da rede estadual de ensino podem se inscrever para Encontro de Educação STEAM

Podem participar gestores da Seduc e professores do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio

Leiagora

Profissionais da rede estadual de ensino podem se inscrever para Encontro de Educação STEAM

Evento realizará formação continuada para professores e gestores da rede pública

Foto: Assessoria/Seduc-MT

Profissionais da educação da rede estadual de ensino já podem se inscrever para o Encontro Nacional de Educação STEAM, que ocorrerá de 23 a 27 de setembro, presencialmente, na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. O prazo termina em 22 de abril. Podem participar gestores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e professores do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.

Entre os inscritos de todo o país serão selecionados 250 participantes de forma proporcional entre todos os estados, sendo que 54 receberão bolsas para custear despesas com passagem aérea, hospedagem e alimentação. Os nomes dos selecionados – tanto para o evento como para as bolsas – serão anunciados no site do evento no dia 17 de junho.

O modelo de educação STEAM integra conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, possibilitando ao estudante se preparar para desafios como cidadão e também no mercado de trabalho. A meta do evento é, justamente, ampliar a rede de professores e gestores de educação que atuam com a metodologia.

Para isso, os participantes selecionados farão no encontro uma imersão na aprendizagem STEAM, aperfeiçoando o conhecimento sobre ferramentas digitais e metodologias inovadoras de ensino. Isso inclui técnicas de aprendizagem criativa e Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, de iniciação à pesquisa científica e tecnológica, e de empreendedorismo.

Além disso, terão a oportunidade de aprenderem a fazer o planejamento estratégico de políticas e ações de aprendizagem STEAM. Isso possibilitará que se tornem multiplicadores da prática em suas escolas.

As formações incluirão oficinas e palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo, discussões em grupo; construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking. Ao final, os participantes irão elaborar uma proposta de planejamento estratégico para ser implementada em seus respectivos estados.

Esta edição é organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o patrocínio master da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil. A iniciativa conta ainda, com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e da Poli-USP.    

 
Seduc-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet