Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:17:40
informe o texto

Notícias / Política

07/03/2024 às 18:48

TIRA PALETÓ, BOTA PALETÓ

STJ concede habeas corpus e Pinheiro retorna para Prefeitura de Cuiabá

No despacho, o ministro cita que tal afastamento pode causar danos à administração municipal

kamila Arruda

STJ concede habeas corpus e Pinheiro retorna para Prefeitura de Cuiabá

Foto: reprodução

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus e garantiu o retorno do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ao cargo. A decisão foi proferida no final da tarde desta quinta-feira (7) pelo ministro Ribeiro Dantas.

No despacho, ele cita que tal afastamento pode causar danos à administração municipal. Além disso, alerta que tal decisão deveria se dar através do julgamento de mérito e não de forma liminar.

“O perigo de dano, por sua vez, reside no fato de que a espera pelo julgamento de mérito é, em si mesma, uma restrição à soberania popular, que alçou o paciente ao cargo de prefeito municipal. Se fosse mantido seu afastamento, apesar dos indícios da nulidade ou desnecessidade das cautelares, eventual concessão da ordem ao final não repararia o prejuízo ao paciente e à vontade da população que o elegeu, pelo tempo em que se viu privado do exercício do mandato”, diz trecho da decisão.

Pinheiro foi afastado do cargo na última segunda-feira (4) por decisão do desembargador Luiz Ferreira da Silva. O gestor é acusado de chefiar uma organização criminosa que se utilizou da Secretaria de Saúde do município para surrupiar dinheiro público.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet