Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:47:43
informe o texto

Notícias / Geral

08/03/2024 às 12:49

INVESTIMENTO

Manutenção de emenda para creches na LOA 2024 coloca Mato Grosso na vanguarda da atenção à primeira infância, diz conselheiro

A emenda assegura recursos para construção e ampliação de creches na Lei Orçamentária de 2024

Leiagora

Manutenção de emenda para creches na LOA 2024 coloca Mato Grosso na vanguarda da atenção à primeira infância, diz conselheiro

Presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura do TCE/MT e membro do conselho diretivo do Gaepe-MT), conselheiro Antonio Joaquim

Foto: Thiago Bergamasco/TCE-MT

A manutenção de emenda que assegura recursos para construção e ampliação de creches na Lei Orçamentária de 2024 de Mato Grosso foi comemorada pelo conselheiro Antonio Joaquim. Presidente da Comissão Permanente de Educação e Cultura do Tribunal de Contas de Mato Grosso (Copec/TCE-MT) e membro do conselho diretivo do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política Educacional em Mato Grosso (Gaepe-MT), o conselheiro disse Mato Grosso oferece um exemplo para o Brasil.

“Essa decisão da Assembleia Legislativa é um exemplo da boa política, pois tira um tema do discurso e o coloca na prática. A primeira infância é tema de muitos discursos; porém, o que realmente importa é a existência de recursos. A exemplo de recursos para suprir essa absurda carência de mais de 15 mil vagas em creches, conforme apuração feita pelo GAEPE-MT. Agora, Mato Grosso demonstra na prática que lugar de criança é nos orçamentos públicos”, enfatizou Antonio Joaquim.

O deputado Edaurdo Botelho, pelo seu grande esforço institucional por essa importante polítuca pública, apresentando a emenda para assegurar recursos por creches, assim como todos os deputados estaduais que votaram pela manutenção dessa emenda na Lei Orçamentária Anual e, também,  todos os deputados que votaram pela inclusão da atenção à primeira infãncia e recursos na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA), merecem ser destacados e reconhecidos publicamente, ponderou o conselheiro Antonio Joaquim. 

O conselheiro explicou que, após essa decisão da Assembleia Legislativa, o Gaepe-MT vai pedir uma audiência com o governador do Estado, Mauro Mendes, para tratar do assunto, uma vez que agora, pela lei orçamentária de 2024, o Governo estadual poderá atuar complementarmente aos municípios, direta ou em parceria, na construção e ampliação de creches. 

“Mato Grosso se alia a Estados que estão criando programas de atenção à primeira infância, alguns até mudando sua constituição para fixar essa política pública como uma obrigação estadual”, acrescentou. “O próprio governo federal anunciou esta semana um grande volume recursos para um grande pacote de obras de construção de creches em municípios. O que mostra que criança tem que ser preocupação de todas as esferas da administração pública brasileira”, observou o conselheiro Antonio Joaquim.

 
TCE-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet