Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:47:37
informe o texto

Notícias / Geral

09/03/2024 às 17:00

INVESTIMENTO

Escola estadual entregue reformada pelo Governo de MT atende mais de 1,2 mil estudantes da região do CPA

A escola Dione Augusta da Silva Souza, fundada há 25 anos, teve a primeira grande reforma inaugurada nesta sexta-feira (08)

Leiagora

Escola estadual entregue reformada pelo Governo de MT atende mais de 1,2 mil estudantes da região do CPA

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O Governo de Mato Grosso inaugurou, nesta sexta-feira (08.03), a reforma da Escola Estadual Dione Augusta da Silva Souza, no Bairro CPA IV, em Cuiabá, que existe há 25 anos e somente nesta gestão recebeu a primeira grande obra de revitalização na estrutura física, além de recursos tecnológicos. Foram investidos R$ 4,7 milhões na reforma geral. 

O prédio passou por intervenções na cobertura, instalações elétricas e hidrossanitárias, prevenção e combate a incêndio, esquadrias de todas as dependências, forro, piso, revestimentos, pintura interna e externa, tubulação para uso de gás de cozinha, urbanização, paisagismo e acessibilidade.

A unidade de ensino, que funciona nos três turnos com turmas do Ensino Médio, conta com 1.290 estudantes de 16 bairros da região do CPA, incluindo do Doutor Fábio, Jardim Vitória, Umuarama, Altos da Serra, Jardim Brasil, Novo Horizonte, Planalto, Nova Canaã, Primeiro de Março, Três Barras e Altos da Glória.
Em 2021, a unidade passou a oferecer a modalidade do Novo Ensino Médio como escola piloto, onde a principal característica é trazer ao estudante habilidades de ser protagonista em seu conhecimento, através de uma matriz diversificada, além das disciplinas de Formação Geral Básica, insere-se as Trilhas de aprofundamento, Eletivas e Projeto de Vida. Hoje em 2023 a escola atende a 1.335 estudantes, sendo estes dos 1º, 2º e 3º anos de 37 turmas na sede e 06 turmas em salas anexas (nas comunidades de Rio dos Peixes e Coxipó do Ouro).

“Estamos investindo na recuperação dos prédios que há décadas não tinham um padrão de qualidade adequado. Também investimos em tecnologia, em novos recursos educacionais e nos profissionais da educação. Tudo isso vai trazer grandes resultados para a educação pública de Mato Grosso”, disse o governador Mauro Mendes durante a inauguração.Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, entregar uma escola totalmente reformada e com todos os recursos necessários para o bom desenvolvimento dos estudantes traduz o que vem sendo feito em toda a rede estadual de ensino.
“O Estado já investiu mais de R$ 1 bilhão na educação e temos cerca de 300 escolas em obras, sejam novas unidades ou reformas gerais”, pontuou. 

A professora de Inglês Lucimeire Regina dos Santos estudou na escola na adolescência e agora dá aula no mesmo local. Ela disse que ver o prédio reformado representa muito para ela. “Estudei aqui na adolescência e hoje sou professora. Isso representa muito na minha vida, pois pude vivenciar o antes e o depois desta escola. Agora, tudo está muito mais maravilhoso”, declarou.  
A cerimônia de inauguração também contou com a presença de estudantes, entre eles Luzia Vitória, de 17 anos, que mora no Bairro Altos da Serra, e cursa o 3º ano do ensino médio, que é um momento decisivo na vida dela, já que irá fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste ano. 

“Meu sonho é seguir carreira na área jurídica e o começo de tudo é aqui, no ensino médio. Me inscrevi no Pré-Enem Digital e vou me preparar para conquistar uma vaga no ensino superior. É a minha meta e sei que vou conseguir isso porque estudo numa escola que me oferece as condições que preciso para chegar aonde eu quero”, disse. 

Vitor Gabriel, de 17 anos, está no 2º ano do ensino médio, também aponta as tecnologias educacionais oferecidas como o grande diferencial na aprendizagem.

“Temos Chromebooks e Smart TV que nos ajudam muito a navegar pelo conteúdo das plataformas digitais. Tudo isso é muito bom para compreender o que é repassado pelo professor em sala de aula”, pontuou. Já a diretora da unidade, a professora de História Telma Bezerra Cavalcante, destacou que o local é como uma casa para muitos que a frequentam e que gestão tem o apoio dos pais, do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar, dos demais servidores e, principalmente, dos estudantes.
“Convivemos com mais de mil estudantes e criamos laços que duram para o resto da vida. Aqui é parte das nossas casas”, afirmou.

A solenidade também contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia; secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra; deputado estadual Carlos Avallone, senador Wellington Fagundes, deputados federais coronel Fernanda e Abílio Brunini; vereadores Felipe Correa e Dilemário Alencar; presidente da Fecomércio-MT, Wenceslau de Souza Júnior, e a filha da patrona da escola, Diana Souza. A mãe dela, Dione Augusta da Silva Souza, era formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso e foi diretora da Escola Estadual Alina Tocantins. 

 
Seduc-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet