Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:40:23
informe o texto

Notícias / Polícia

11/03/2024 às 14:07

CASO ZAMPIERI

Investigação aponta que esposa de fazendeiro realizou transferências bancárias para coronel envolvido em assassinato

Citados como possíveis mandantes do crime, Aníbal Manoel Laurindo foi preso na manhã desta segunda; mulher segue foragida

Amanda Garcia

Investigação aponta que esposa de fazendeiro realizou transferências bancárias para coronel envolvido em assassinato

À esquerda coronel do Exército Etevaldo e à direita Aníbal Manoel

Foto: Reprodução

Transferências bancárias realizadas por Elenice Ballarotti Laurindo, esposa do fazendeiro Aníbal Manoel Laurindo, preso na manhã desta segunda-feira (11) suspeito de envolvimento na morte do advogado Roberto Zampieri, fortalecem as investigações da Polícia Civil que apontam o casal de produtores rurais como os possíveis mandantes do crime.

À imprensa, o delegado Nilson Farias, da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) informou que Elenice realizou transferências que beneficiavam o coronel do Exército Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas, com datas compatíveis à época em que os executores de Zampieri vieram para Cuiabá. O militar foi preso acusado de financiar o crime. Os valores não foram informados.

De acordo com o chefe das investigações, apesar de dados celulares e provas testemunhais sustentarem a linha investigativa, ainda não existem elementos suficientes que sustentem o indiciamento do casal.

“Nós tivemos acessos alguns dados de celulares, dados técnicos, esses dados tiveram um cruzamento e realmente comprovaram de forma técnica o possível envolvimento deste mandante. Hoje ele é figura do nosso inquérito policial, como principal suspeito de ser o mandante, porém nós ainda vamos fazer o interrogatório dele e vamos concluir as análises técnicas”, disse o delegado.

Na ocasião, Nilson ainda informou que agora o principal objetivo da polícia é descobrir qual o grau e profundidade em torno do envolvimento de cada um dos investigados pelo crime. Investigações apontam que Aníbal e Etevaldo eram amigos e possuíam ‘afinidade política’, já que o coronel era responsável por comandar um movimento bolsonarista ao qual o ruralista fazia parte.

Casal preso

A Polícia Civil solicitou a prisão temporária de Aníbal e Elenice no dia 16 de fevereiro. Até o momento, a mulher é tida como foragida. Ao que tudo indica, o crime ocorreu em razão de uma disputa de terras avaliada em R$ 6 milhões que fica localizada em Paranatinga (375 km de Cuiabá), município onde o casal reside.

Durante investigações, a empresária Maria Angélica Caixeta Gontijo chegou a ser presa acusada de ser a possível mandante da execução, mas logo foi solta devido à ausência de provas.

Até o momento, três pessoas seguem presas pelo crime. Sendo eles: o coronel do Exército Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas, o suposto financiador; Antônio Gomes da Silva, o suposto executor; e Hedilerson Fialho Martins Barbosa, o suposto intermediário.

O crime

O advogado Roberto Zampieri foi assassinado a tiros na noite do dia 5 de dezembro de 2023, no Bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. O crime ocorreu quando ele saía do seu escritório de advocacia, localizado na Rua Topázio.

Ele foi executado com ao menos 10 tiros, por volta das 19h40 da noite, quando entrava dentro do próprio carro, um Fiat Toro. Zampiere não resistiu e veio a óbito no local.

O responsável por assassinar o advogado foi identificado como Antônio Gomes da Silva. Ele trabalhava como pedreiro na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet