Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:49:40
informe o texto

Notícias / Política

12/03/2024 às 07:59

PESQUISA

Botelho amplia vantagem e lidera para prefeito de Cuiabá

Essa é a primeira pesquisa registrada sem o nome do chefe da Casa Civil, Fábio Garcia

Leiagora

Botelho amplia vantagem e lidera para prefeito de Cuiabá

Foto: Mauricio Barbant /ALMT

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União) lidera em todos os cenários possíveis a disputa eleitoral para a Prefeitura de Cuiabá. É o que aponta a mais nova rodada de pesquisas do Instituto MT Dados, a primeira após a confirmação do nome do parlamentar como candidato do grupo político do governador Mauro Mendes (União). Em um dos três cenários testados, inclusive, o levantamento aponta que Botelho poderia vencer a disputa já em primeiro turno.

No primeiro cenário, Botelho lidera a disputa com 33% das intenções de voto. Ele é seguido, à distância, pelo deputado federal Abílio Brunini (PL), que tem 19% da preferência do eleitorado, e pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT), com 14%. O atual vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV) foi lembrado por 6% dos entrevistados, enquanto o deputado estadual Juca do Guaraná Filho (MDB) recebeu 4% das intenções de voto. Marcos Ritella e Ulisses Moraes também foram citados na pesquisa, com 1% cada. Brancos e nulos somaram 5% e 17% dos cuiabanos não souberam ou não quiseram responder.

Já no segundo cenário, com Lúdio confirmado como candidato da Federação Brasil da Esperança, o que excluiria Stopa da disputa, a tendência de vitória de Botelho se mantém. Ele lidera com 34% das intenções de voto, seguido por Abílio, com 19% e com o petista recebendo 15% da preferência do eleitorado. Juca do Guaraná aparece em quarto, com 4%. Brancos e nulos somaram 7% e 20% dos cuiabanos não souberam ou não quiseram responder.

A terceira hipótese testada foi a troca entre Lúdio e Stopa e, nestas condições, o levantamento aponta para a vitória em primeiro turno de Botelho, que dispara nas intenções, atingindo 38% das intenções. Abílio segue com os mesmos 19%, enquanto o vice-prefeito de Cuiabá tem 7% da preferência, seguido por Juca com 5%. O indicativo de definição em primeiro turno se dá porque a soma das intenções dos três oponentes é menor do que o índice atingido pelo candidato do União Brasil. Neste cenário, brancos e nulos somaram 9% e 22% dos cuiabanos não souberam ou não quiseram responder.

Segundo turno

A liderança de Botelho se consolida em todos os cenários testados de um eventual segundo turno na disputa pelo Palácio Alencastro. Ele vence Abílio por 45% a 21%, Lúdio por 44% a 18% e Stopa por 49% a 8%. O MT Dados também testou possibilidades de segundo turno sem Botelho e se a disputa fosse entre Abílio e Lúdio, o candidato do PL venceria por 25% a 24%. Já se a disputa fosse entre Lúdio e Stopa, o petista levaria a melhor, 27% a 11%.

Abílio lidera quando o quesito avaliado é o da rejeição, quando o eleitor indica em quais candidatos ele não votaria de jeito nenhum. 22% dos eleitores afirmaram não votar, em nenhuma hipótese, no deputado federal. A segunda maior rejeição é a de Juca do Guaraná, com 14%, seguido por Lúdio, com 13%, e Stopa, com 8%. Líder nas pesquisas, Botelho é o candidato que tem a menor rejeição, apenas 5%.

Espontânea

O MT Dados também quis saber da preferência do eleitorado na modalidade espontânea, quando os nomes não são apresentados ao eleitor. Botelho foi citado por 18,3% dos entrevistados, seguido por Abílio com 10,9%, Lúdio com 8,9%, Stopa com 2% e Juca com 1,3%. O chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, Ulisses Moraes e Marcos Ritella foram lembrados por menos de 1% dos entrevistados cada.

A pesquisa do MT Dados ouviu 1.060 eleitores de Cuiabá, entre os dias 7 e 10 de março. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral com o número MT-07478/2024.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet