Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:18:47
informe o texto

Notícias / Política

12/03/2024 às 09:45

DIREITOS

Deputada pede que governo pague periculosidade e insalubridade para Merendeiras e Profissionais de Limpeza

Leiagora

Deputada pede que governo pague periculosidade e insalubridade para Merendeiras e Profissionais de Limpeza

Foto: Reprodução

A deputada estadual Janaina Riva (MDB), apresentou indicação ao governo do estado com cópia para a secretaria de Estado de Educação, solicitando o pagamento de adicional de periculosidade e insalubridade para as Merendeiras e os Profissionais de Limpeza de Mato Grosso, ligados à educação.

Segundo a parlamentar, esse adicional se é essencial à segurança e bem-estar dos profissionais que desempenham funções essenciais no ambiente escolar. As merendeiras, por exemplo, desempenham um papel de vital importância, não apenas como colaboradoras na promoção da aprendizagem dos alunos, mas também como agentes responsáveis pela aplicação de técnicas adequadas no preparo da merenda.

“Considerando a natureza das atividades desempenhadas por esses trabalhadores, é evidente a exposição a condições perigosas e insalubres. As merendeiras lidam diariamente com o incluído de equipamentos como panelas de pressão e botijões de gás, além de estarem expostas a temperaturas extremas nas cozinhas escolares. Da mesma forma, os profissionais da limpeza enfrentam ambientes muitas vezes contaminados e expostos a agentes contratados para a saúde, como é o caso dos banheiros públicos”, explica a parlamentar.

Para a deputada, a implementação desses adicionais não apenas garantirá a justa remuneração desses profissionais, mas também o cumprimento de normas trabalhistas e o respeito aos seus direitos fundamentais, contribuindo para a promoção de ambientes laborais mais seguros e saudáveis.

“Pedimos ao governo do estado que implemente esses adicionais já que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) corrobora com essa necessidade ao estabelecer que o trabalho exercido em condições perigosas, insalubres ou penosas dá direito à obtenção de adicional, conforme previsão legal. Nesse sentido, o reconhecimento do direito das merendeiras e dos profissionais da limpeza ao adicional de periculosidade e insalubridade está em consonância com a fiscalização consolidada pelo TST, que visa garantir a proteção dos trabalhadores em ambientes laborais que apresentam riscos à sua saúde e integridade física”, finalizou.

 
 Assessoria de Comunicação
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet