Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:57:22
informe o texto

Notícias / Política

13/03/2024 às 08:32

APÓS MORTES

Deputados decidem se treinamentos para bombeiros, PMs e PJC precisarão ser filmados

Projeto foi motivado pelas mortes de dois alunos do Corpo de Bombeiros em 8 anos

Jardel P. Arruda

Deputados decidem se treinamentos para bombeiros, PMs e PJC precisarão ser filmados

Foto: Reprodução/ALMT

Os deputados estaduais de Mato Grosso iniciam nesta quarta-feira (13) a decisão em plenário se o Corpo de Bombeiros (CBM), Polícia Militar (PM) e Polícia Judiciária Civil (PJC) precisarão gravar todos os treinamentos nos exercícios das atividades. 

Leia mais - Botelho cobra providências do Corpo de Bombeiros sobre morte de aluno em treinamento

O projeto de lei n. 360/2024, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD) e coautoria do deputado Júlio Campos (União), foi motivado pela recente morte do aluno do CBM Lucas Veloso Perez, de 27 anos, em uma atividade preparatória.

Vale lembrar que além de Lucas, Veloso Perez, em 2016 outro estudante do curso de bombeiros morreu após um treino prático: Rodrigo Claro, de 21 anos. O caso ganhou repercussão graças ao pai dele, tenente do CBM Antonio Claro, que fez campanha pela condenação da oficial responsável pelo treino, a então tenente Izadora Ledur, atualmente capitã da corporação.

O trâmite

Apesar de no sistema online aberto ao público o projeto ainda constar como na Comissão de Segurança da ALMT, o PL 360/2024 está na pauta da primeira sessão ordinária desta quarta, marcada para começar às 10h. 

Caso seja aprovado em primeira votação, o projeto segue para Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), na qual será analisada a constitucionalidade, para depois retornar ao plenário, quando precisará passar por uma segunda votação.

Ainda assim, caso seja aprovado em duas votações, o projeto ainda precisa ser sancionado pelo governador do Estado, o qual tem o poder de vetar a proposição.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet