Cuiabá, sábado, 27/04/2024
01:31:58
informe o texto

Notícias / Geral

13/03/2024 às 12:15

BRASIL 21

Casa com piscina que estava sendo construída em loteamento será demolida

Dezessete pessoas foram presas durante os três dias de operação da Polícia Militar para desocupar a área

Marina Martins

Casa com piscina que estava sendo construída em loteamento será demolida

Foto: Assessoria

Dezessete pessoas foram presas durante os três dias de operação da Polícia Militar para desocupar a área na região do Contorno Leste, em Cuiabá, identificada como "Loteamento Bom Jesus" (Brasil 21). A informação é do comandante do 1º Batalhão da PM, Cel. Wankley Corrêa Rodrigues, em entrevista à TV Centro América, na manhã desta quarta-feira (13).
 
As prisões se deram, em sua maioria, por resistência durante a reintegração de posse.
 
“Foram 17 prisões até agora por resistência e desobediência da ordem judicial, além de pessoas que tentaram invadir o local novamente. [...] Estamos chegando no final dessa operação integrada, com mais de 400 homes para o cumprimento dessa missão”, afirmou.
 
Na segunda-feira (11), equipes das Forças de Segurança do Estado chegaram a usar gás de pimenta e balas de borracha para dispersar a multidão que fazia uma barricada para evitar a entrada dos policiais. O comandante alegou que não houve excessos por parte dos policiais.
 
“Houve resistência por parte de alguns invasores, que até atacaram as nossas guarnições com pedras e fogos, mas agimos de forma técnica, como necessário”, justificou.
 
Durante o cumprimento a decisão judicial, os policiais verificaram uma a uma as casas construídas na área de ocupação. E em algumas delas, em fase inicial de construção, encontraram até piscina. Pelo projeto arquitetônico, trata-se uma obra de grande porte.
 
“Não só nessa casa, como em algumas outras, verifica-se claramente que são pessoas que invadem como forma de se aproveitar. É uma pessoa que tem posses, tem condições. É uma ação que precisa ser feita, de assistência social, para dar sustentação às pessoas que realmente precisam e que estavam aqui”, reforçou.
 
O local segue isolado por equipes da PM e as construções começaram a ser demolidas no fim da manhã desta quarta-feira (13), por decisão da proprietária, a empresa Ávida Construtora e Incorporadora S.A, que recuperou a posse.
 
A área estava ocupada há cerca de 14 meses por quase mil famílias.
 
O que diz a Prefeitura
 
A Prefeitura de Cuiabá informou, em nota, que produziu relatório, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social Direitos Humanos e Direitos da Pessoa Com Deficiência em que aponta 24 pessoas em situação de vulnerabilidade e inscritos no CadÚnico. E que Procuradoria Geral do Município (PGM) solicitou ao juízo que realizasse um terceiro levantamento, via Sistema SNIPER, visando identificar endereços e moradias dos referidos ocupantes, a fim de atender apenas aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.
 
Parte dessas famílias estão, provisoriamente, no Centro Comunitário do bairro Jardim Fortaleza.


 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet