Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:04:18
informe o texto

Notícias / Política

19/03/2024 às 09:06

CONFIRA COMPOSIÇÃO

Formação de 6 blocos na ALMT pode deixar oposição e independentes de fora da CCJR

Principal comissão permanente pode ter somente deputados considerados 100% "base aliada", sem Júlio, Lúdio, Barranco ou Wilson

Jardel P. Arruda

Formação de 6 blocos na ALMT pode deixar oposição e independentes de fora da CCJR

Foto: Montagem/JL Siqueira e Angelo Varella/ALMT

A nova composição dos blocos parlamentares para indicação das comissões permanentes da Assembleia Legislativa de Mato Grosso pode deixar os deputados de oposição e os independentes de fora da mais importante deles: a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Até a última sessão legislativa, realizada na quarta-feira passada (13), os deputados estavam divididos em 6 blocos parlamentares, cada um com 4 membros [confira no pé da matéria], ao invés dos habituais 5. O problema dessa divisão é que cada comissão permanente possui apenas 5 vagas de titulares e 5 vagas de suplentes. 

Ou seja, em toda comissão permanente, um dos blocos ficariam sem representante. E, estrategicamente, foram formados 5 blocos, todos somente com deputados da base, deixando isolados em um sexto bloco os deputados de oposição Lúdio Cabral (PT) e Valdir Barranco (PT), o independente Wilson Santos (PSD) e o decano mandatário em Mato Grosso, Júlio Campos (União).

Vale ressaltar que a composição dos blocos ainda pode mudar e que há um movimento para redução de 6 para 5 blocos.

Fator Júlio 

Presidente da CCJR por todo 2024, o deputado Júlio Campos pode ficar de fora da comissão em 2024. Apesar de ser do partido do governador Mauro Mendes (União), Júlio Campos comandou a comissão sob o tom de independência do Legislativo.

O parlamentar recusou várias tramitações aceleradas, segurou projetos para prolongar discussões e, com isso, desgastou a relação com os líderes do Palácio Paiaguás. Por isso, mesmo se não ficasse no bloco dos independentes, Júlio teria dificuldades de conseguir ser indicado por um bloco governista à CCJ. 

Importância da CCJ

Essa é a única comissão pela qual passam todos os projetos legislativos, e nela é analisada a constitucionalidade da propositura. Dessa forma, não só fazer parte dela é importante, mas também presidi-la.

O presidente da CCJR pode atribuir a si mesmo a relatoria de um projeto de relevância e emitir um parecer conforme interesses políticos. Tendo apoio da maioria da comissão, garante que o relatório feito por ele será aprovado, dando um passo importante para então ser aprovado em plenário.

O presidente da CCJR também pode atribuir para si mesmo a relatoria de um projeto de relevância e segurá-lo, para retardar o máximo possível da propositura, conseguindo tempo para fazer articulações conforme interesses políticos.

Confira a composição dos blocos:

Júlio Campos (União), Wilson Santos (PSD), Lúdio Cabral (PT), Valdir Barranco (PT)

Gilberto Cattani (PL), Elizeu Nascimento (PL), Claudio Moraes (PL) e Faissal Calil (Cidadania) 

Janaína Riva (MDB), Dr. João (MDB), Juca do Guaraná Filho (MDB) e Thiago Silva (MDB)

Dilmar Dal’Bosco (União), Eduardo Botelho (União), Diego Guimarães (Republicanos) e Paulo Araújo (PP)

Beto Dois a Um (União), Carlos Avallone (PSDB), Nininho (PSD) e Sebastião Rezende (União)

Dr. Eugênio (PSB), Max Russi (PSB), Fábio Tardin (PSB) e Valmir Moretto (Republicanos)
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet