Cuiabá, sábado, 27/04/2024
03:58:33
informe o texto

Notícias / Geral

21/03/2024 às 09:02

APROVADO EM AUDIÊNCIA

Câmara aprova convocação e Arsec deverá esclarecer tarifa de 8,8% sobre água e esgoto em Cuiabá

Segundo o vereador responsável pelo chamamento, Demilson Nogueira, a pasta tem agido como verdadeira ‘parceira’ da Águas Cuiabá, contribuindo para o enriquecimento da empresa

Da Redação - Amanda Garcia / Do Local - Paulo Henrique Fanaia

Câmara aprova convocação e Arsec deverá esclarecer tarifa de 8,8% sobre água e esgoto em Cuiabá

Foto: Reprodução

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (19) a convocação do presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Vanderlúcio Rodrigues, para prestar esclarecimentos sobre a nova tarifa de 8,8% na água e esgoto de Cuiabá aprovada em audiência pública ocorrida no dia 22 de fevereiro.

Segundo o vereador responsável pelo chamamento, Demilson Nogueira (PP), a convocação por meio de requerimento na Casa Legislativa fez-se necessário após as diversas tentativas de contato frustradas com a autarquia vinculada à Prefeitura de Cuiabá.

“A ARSEC tem agido como uma verdadeira parceira da Águas Cuiabá, tanto que fizeram uma audiência pública de faz de contas, lotada de servidores da Águas Cuiabá e da ARSEC, ali eles aprovaram um reajuste de 8,8% na tarifa de água e esgoto. Inclusive, na nossa convocação, eu fiz um pedido de informações para a ARSEC eles não me responderam. Como eles não responderam, a minha ferramenta de trabalho é a convocação”, disse à imprensa nesta terça-feira (19).

Na ocasião, o vereador ainda teceu duras críticas à empresa, principalmente, por cobrar 90% do valor da tarifa aos moradores que não possuem ligação de esgotamento. Nesses casos, o progressista defende a implementação de uma taxa mínima.

“A Águas Cuiabá não cumpre o seu papel aqui, ela enriquece sem justa causa quando eles passam a cobrar por serviços que eles não prestam, como é o caso de quando não há ligação do esgotamento da casa das pessoas até a rede. A empresa está cobrando 90% enquanto deveria existir uma taxa mínima. E isso tudo isso é feito com a anuência da ARSEC”, disparou.

Outro lado

Questionada pelo Leiagora, a administração da Arsec informou que o presidente da entidade reguladora já está ciente sobre a convocação. Apesar disso, ainda não há uma data definida para que ele compareça à Câmara.

Além, de destacar que mesmo diante dos apontamentos feitos pelo parlamentar, “está sempre aberta para esclarecer os procedimentos, que foram transparentes, uma vez que todo o processo foi discutido no Conselho Regulatório, que conta com a representação de Vereadores e da sociedade civil”. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet