Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:56:04
informe o texto

Notícias / Geral

23/03/2024 às 15:37

CAED 2023

Seduc divulga resultado da avaliação de aprendizagem e fluência de leitura de estudantes Rede Estadual

As avaliações, realizadas durante o ano letivo, mostraram avanços significativos em relação aos anos anteriores

Leiagora

Seduc divulga resultado da avaliação de aprendizagem e fluência de leitura de estudantes Rede Estadual

Foto: Reprodução


A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou o resultado da Avaliação Somativa e da Avaliação de Fluência de Leitura da Rede Estadual de Ensino. Os dados consistem em um mapa de avaliação da educação básica de Mato Grosso, que passa a ser parâmetro para a elaboração e o monitoramento de políticas e programas educacionais da Seduc.

A avaliação somativa é realizada para acompanhar o desempenho dos estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º anos do Ensino Médio nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Já a avaliação de fluência de leitura visa diagnosticar o processo de alfabetização.

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc, Nadine Moreira, as avaliações de 2023 foram aplicadas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), durante o ano letivo, e mostraram avanços significativos em relação aos anos anteriores.

“Se comparados os números desde 2021 até 2023, houve um avanço histórico de 50 pontos na escala de proficiência em Língua Portuguesa no 2º ano do Ensino Fundamental e de 41 pontos na escala de proficiência em Matemática”, apontou.

Neste ano, 43.488 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental participaram das provas de avaliação de fluência. Desses, 70% foram considerados como leitores com velocidade e precisão, sem dificuldades e compreensão da mensagem escrita. O resultado representa um avanço de 15 pontos em relação ao resultado de 2022.

Já a avaliação somativa 2023 contou com a participação de 48.589 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. O resultado demonstrou avanço de 29 pontos na escala de proficiência em Matemática, em relação ao ano anterior. Já em Língua Portuguesa, o avanço foi de 25 pontos.

Na avaliação somativa do 5º ano do Ensino Fundamental, participaram 44.293 estudantes e houve um avanço de 13 pontos na escala de proficiência de Matemática de 2022 para 2023, e de 7 pontos na escala de proficiência no mesmo período em Língua Portuguesa.

Na avaliação somativa do 9º do Ensino Fundamental, teve 82% de participação dos estudantes sendo que 40.647 foram avaliados e, em Matemática, foi apresentado um avanço de 8 pontos do nível de aprendizado em igual período.

No 3º ano do Ensino Médio, o índice de participação na avaliação atingiu 68%, com 22.035 estudantes. O avanço foi de um ponto na escala de proficiência de Matemática e de dois pontos em Língua Portuguesa, de 2022 para 2023.

As avaliações realizadas pelo Caed fazem parte do cronograma de execução do Sistema de Avaliação Educacional do Estado – Avalia MT, uma das 30 políticas educacionais do Plano EducAção 10 Anos, que objetiva colocar a rede estadual entre as cinco redes públicas mais bem avaliadas no Brasil até 2032.

Gestores e professores também têm acesso aos resultados de desempenho e aos indicadores de qualidade e oferta da educação básica, contribuindo com a melhora do desempenho do ensino e da aprendizagem.

 
Seduc-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet