Cuiabá, sábado, 27/04/2024
04:12:05
informe o texto

Notícias / Geral

24/03/2024 às 13:15

ABERTURA OFICIAL

Mais de 400 estudantes participam do aulão inaugural do Pré-Enem Digit@l 2024

Diretores, coordenadores, professores e estudantes lotaram o teatro da UFMT na manhã deste sábado

Leiagora

Mais de 400 estudantes participam do aulão inaugural do Pré-Enem Digit@l 2024

Foto: Rodrigo Fonseca | Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou a abertura oficial das aulas do Pré-Enem Digit@l 2024, na manhã deste sábado (23), no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. Mais de 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino participaram do evento e receberam no evento o kit material de estudo com 12 livros e quatro cadernos contendo exercícios simulados.

Outras quatro cidades também deram o pontapé inicial ao aprendizado neste sábado, que são: Várzea Grande, Cáceres, Juína e Rondonópolis. Nas outras dez cidades polos sob jurisdição das Diretorias Regionais de Educação (DREs) vão ocorrer de acordo com o cronograma estabelecido por cada uma até o dia 27 de março. Cada DRE fará a transmissão dos aulões em suas páginas oficiais no Youtube.

O coordenador estadual da Seduc-MT, Daniel Monteiro, agradeceu aos estudantes pela disponibilidade de estar presente no primeiro aulão do Pré-Enem Digit@l. Ele aproveitou para destacar o avanço que a Educação de Mato Grosso está tendo a cada dia para montar um futuro melhor aos jovens e adolescentes da Rede Estadual de Ensino.

“Eu estou emocionado em ver esse auditório lotado de jovens em um sábado de manhã. Muitos poderiam ter escolhido dormir até mais tarde, mas decidiram mudar a sua história de vida participando desse aulão. Isso mostra que o Governo do Estado de Mato Grosso está no caminho certo com o investimento de R$ 14 milhões com aquisição de kit material de estudo e até lanche durante as aulas do Pré-Enem Digit@l”, disse.

Em Mato Grosso, cerca de 17 mil estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos se inscreveram no curso preparatório. Durante os nove meses do Pré-Enem vão ocorrer aulões presenciais, online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.
 
O estudante do 3° ano do Ensino Médio, Vinicius Gabriel Leite de Souza, de 17 anos, disse que está ansioso para as aulas no decorrer do ano. A indecisão na escolha entre três cursos o faz ter determinação e garra para conseguir a vaga tão esperada na UFMT.

“Esse projeto da Seduc dá a oportunidade de conseguir a vaga que sempre sonhei na Universidade Federal. O meu desejo é conseguir vaga de engenharia, medicina ou seguir uma carreira militar e, para esses cursos, as notas exigidas são altas. Então estou empenhado em assistir todos os aulões e em casa estudar mais e sei que vou conseguir”, afirmou Vinicius Gabriel ,da Escola Historiador Rubens de Mendonça, em Cuiabá.

Já o estudante Guilherme de Melo do 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, disse que a graduação que mais se identifica é na área de Computação.

“Eu decidi me inscrever para assistir as aulas do Pré-Enem porque dá uma força a mais do que estudar na escola e em casa, assim consigo garantir a nota exigida para a área que quero. Mas, muitas vezes, o aluno estuda, é inteligente, mas não tem disciplina e determinação. Eu acredito que os estudos não andam sem a disciplina”, afirmou o estudante.Na conferência de abertura na Capital, a professora doutora Ana Carolina Nunes Ardenghi ministrou uma palestra com o tema “Ler, Escrever, Estudar: desafios na preparação para o Enem”. A mentora faz parte do programa de pós-graduação em estudos da linguagem da UFMT. A educadora tem vasta experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Análise do Discurso e Linguística.
“A responsabilidade de atender as expectativas de tantos sonhos que estão aqui é muito grande, mas é uma honra abrir esse evento de grande importância na vida profissional dos estudantes com uma palestra inicial que destrava muitas dúvidas”, afirmou Ana Carolina.

O evento de abertura do Pré-Enem Digit@l 2024 contou com a apresentação cultural das bandas da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e da Escola Estadual Militar Tiradentes.  

Estiveram presentes diretores, coordenadores e professores das escolas da Rede Estadual de Ensino, além da equipe da Seduc-MT, como a secretária adjunta de Gestão Educacional Nadine Moreira e secretária adjunta de Gestão Regional Mozara Zasso.
Pré-Enem Digit@l MT

O curso faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Em 2023 foram disponibilizadas 10 mil vagas e, em 2024, são cerca de 17 mil vagas. As aulas são presenciais, aulas on-line durante o ano letivo, além de plantão tira-dúvidas.

 
Seduc-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet