Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:28:33
informe o texto

Notícias / Política

27/03/2024 às 14:15

JUDAS ELEITORAL

Abílio aconselha Justiça Eleitoral a fazer ‘reflexão’ e reafirma acusações contra Eduardo Botelho

Segundo Abílio é inegável a amizade entre Botelho e Emanuel e isso estaria longe de ser Fake News

Camila Piacenti

Abílio aconselha Justiça Eleitoral a fazer ‘reflexão’ e reafirma acusações contra Eduardo Botelho

Foto: Reprodução

O deputado federal Abilio Brunini (PL) comentou nesta quarta-feira (27) o pedido de condenação do Ministério Público Eleitoral (MPE-MT) por postagens em suas redes sociais contra o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil). o congressista rebate as acusaçõea e ainda dá um "conselho" a Justiça Eleitoral.

Para demonstrar que não está praticando Fake News, o parlamentar usa como exemplo a eleição de 2022, em que o ex Presidente Jair Bolsonaro (PL) apontou uma suposta ligação do Presidente Lula (PT) com o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, alegando na época que, o então candidato, Luís Inácio Lula da Silva perseguia cristãos, fecharia igrejas e apoiaria a ditadura na Nicarágua.

“A justiça eleitoral, naquela ocasião, mandou apagar  as publicações que ligava o Lula ao Nicolás Maduro, e ali depois de apagar, tomar multa, processo acusação  de fake News, assim que o Lula ganhou, ficou evidente , Lula com Nicolás Maduro”, analisou Abílio, em entrevista concedida nesta manhã em Brasília. 

Para Abílio, cabe aí uma reflexão. “Quando a gente aponta uma ligação entre o Botelho e o Emanuel, estamos apontando diante dos fatos, não é Fake News, são fatos, o próprio Emanuel fala que o Botelho é seu amigo” Sentenciou o parlamentar.

A ação foi movida pelo diretório municipal do União Brasil. O caso será julgado pela 1ª Zona Eleitoral de Cuiabá, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

A prática é prevista como propaganda eleitoral antecipada negativa. O pedido foi assinado pela promotora Lindinalva Correia Rodrigues, que foi juntado ao processo movido por Botelho diante dos ataques feitos por Abílio nas redes sociais. Os conteúdos foram divulgados nos perfis do deputado federal do Instagram, Facebook e TikTok.

Em um dos casos, o vídeo editado postado por Abílio trazia “sátiras desmoralizantes e memes jocosos com o suposto fim de ridicularizar e atingir moralmente um dos pré-candidatos postos à Prefeitura de Cuiabá, contento, em tese, pedido de não-voto”, diz o documento. Tais mensagens seriam falsa, consideradas fake news.


Abílio e Eduardo Botelho são pré-candidatos à Prefeitura de Cuiabá. As menções diretas do deputado federal a Botelho, que também é presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), ocorrem desde o fim do ano passado.
 
Confira a entrevista do deputado

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet