Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
13:58:55
informe o texto

Notícias / Variedades

01/04/2024 às 15:48

DIA DA MENTIRA

Entenda as origens da tradição do 1º de Abril

Acredita-se que a brincadeira nasceu na Europa no século 16.

Leiagora

Entenda as origens da tradição do 1º de Abril

Dia da Mentira: saiba a origem da data

Foto: Divulgação/Getty Images

Primeiro de abril, dizeres e promessas na data podem ser subentendidos como inverdades. Isso porque é mundialmente o dia da mentira. E as pessoas aproveitam a oportunidade para soltar piadinhas, fazer pegadinhas. E aplicar trote em amigos e parentes. Acredita-se que a brincadeira nasceu na Europa no século 16.

Em 1582, diante do novo calendário cristão, os mais resistentes à mudança teriam mantido as festas de Ano Novo na data antiga que variava do final de março ao dia 1º de abril. E assim eternizaram o dia como se fosse um tipo de ano novo de mentira: fazendo pegadinhas com compromissos marcados para essa data. Vários países demoraram a aceitar o calendário gregoriano.

Existem outras teorias para a origem do Dia da Mentira. Entre elas, uma tradição romana de fazer trotes no equinócio. Enquanto isso na França é o peixe de abril. Pessoas pregam pequenos peixes de papel nas costas um dos outros para lembrar a data. Já especificamente na cidade de Nice, há cerca de 900 quilômetros da capital francesa existe uma tradição antiga de soltar um rojão ao meio-dia para avisar que é hora do almoço.

Mas isso muda no dia 1º de abril quando o barulho ocorre uma hora mais cedo.

Rádio Nacional - Brasília
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet