Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
18:27:32
informe o texto

Notícias / Variedades

03/04/2024 às 10:10

SAÚDE

Avó fitness que começou a malhar aos 72 impressiona com treino intenso

Por medo da osteoporose, Madalena Lúcio entrou na academia. Em pouco mais de um ano, porém, a vovó fitness virou musa nas redes sociais

Leiagora

Avó fitness que começou a malhar aos 72 impressiona com treino intenso

Foto: Reprodução/Acervo pessoal

As redes sociais de Madalena Lúcio, de 73 anos, têm tudo que se espera de uma avó: vídeos de receita, momentos em família e muito treino de supino. “Eu amo malhar meus braços”, afirma a vovó fitness de Araxá (MG).

Ela começou a malhar em janeiro de 2023 com o objetivo de fortalecer os músculos para evitar o desenvolvimento de osteoporose, doença que é comum nas mulheres de sua família. Logo, porém, ela pegou gosto pela academia e desde que começou, vai quase todos os dias.Benefícios da atividade física na terceira idade

A aposentada nunca havia praticado atividade física ou esportiva de modo formal na vida e teve medo de se sentir desconfortável na academia. “No começo, me senti deslocada, mas minha filha sempre me incentivou muito e sou muito persistente, queria superar aqueles limites”, afirma.

Segundo o personal trainer e educador físico Victor Gomes, muitos idosos temem que atividades físicas intensas, como a musculação, não sejam adequadas para eles, mas o que se vê é o contrário. “Os exercícios são adaptados para permitir que as pessoas consigam praticar e recuperar movimentos básicos, como entrar e sair de uma piscina, que aos poucos vão se perdendo”, explica.

Melhora na saúde mental

Estudos recentes apontam que os benefícios dos exercícios físicos para idosos vão além do físico, melhorando a saúde cognitiva e afastando o risco de depressão e ansiedade.

“Dentro das nossas limitações, recomendo a todos que comecem a se movimentar. Não é só pelo bem que faz ao corpo, mas pelo prazer. É muito bom se sentir forte e saudável. Olha aqui meu braço [mostrando o muque]. No braço, eu me garanto”, diz ela.

Desde que começou os treinos, ela conta que já ganhou 9,5 kg de massa magra e tem adicionado cada vez mais carga aos seus treinamentos para ficar ainda mais forte. No crucifixo, que malha o peitoral, por exemplo, do início de fevereiro para cá, ela já dobrou a carga.

Madá faz acompanhamento nutricional e não deixa de tomar suplementos de proteína para facilitar o ganho de músculos. Além dos treinos na academia, ela também pratica pilates para manter a flexibilidade e melhorar a consciência corporal. A idosa ainda quer incluir ainda mais atividades nesta lista. “Penso em começar a nadar, a correr, quero fazer aula de dança”, afirma.

 
Metrópoles

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet