Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
19:49:14
informe o texto

Notícias / Polícia

10/04/2024 às 07:36

OPERAÇÃO CALIANDRA

PF investiga floricultura contratada para revitalizar orla e praça com recursos federais; servidor e empresário são alvos

Conforme apurado pelo Leiagora, o servidor que recebia um salário mínimo, chegou a movimentar mais de R$ 3 milhões

Eloany Nascimento

PF investiga floricultura contratada para revitalizar orla e praça com recursos federais; servidor e empresário são alvos

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal  deflagrou nesta quarta-feira, (10), a Operação Caliandra, com o objetivo de apurar  irregularidades na aplicação dos recursos destinados à revitalização da Orla do Rio Garças e da Praça Domingos Mariano, no Município de Barra do Garças (a 512 km de Cuiabá). São cumpridos dois mandados de prisão contra um servidor e o dono de uma floricultura. 

Conforme apurado pelo Leiagora, o servidor que recebia um salário mínimo, chegou a movimentar mais de R$ 3 milhões, montante incompatível com a sua remuneração, fato que chamou a atenção dos investigadores. 

Além das prisões foram  cumpridos 38 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal. As ordens foram cumpridas nas cidades de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Cuiabá, Aragarças-GO, Porangatu-GO e Jussara-GO. A ação empregou o efetivo de 111 Policiais Federais.  

As investigações iniciaram após serem identificados indícios de  irregularidades na aplicação dos recursos destinados à revitalização da Orla do Rio Garças e da Praça Domingos Mariano – BEIRA RIO, bem como à revitalização e ampliação do Porto do Baé.   

O esquema de corrupção teria atuação desde a elaboração dos projetos, a realização das licitações e execução das referidas obras. 

Segundo apurado, os procedimentos licitatórios teriam sido direcionados para beneficiarem determinadas empresas, as quais não teriam condições técnicas de executar o contrato, sendo contempladas, inclusive, empresas não ligadas à área de construção de obras, entre elas uma floricultura. Além de utilização de negócios de fachada para forjar competividade.

Além disso, foram verificadas transações financeiras suspeitas envolvendo conta pessoal de servidor público municipal com empresas, e seus representantes legais, que possuíam contratos com a prefeitura.


Nome da operação
 
Caliandra é uma flor típica do Cerrado, e o nome da operação é uma alusão ao fato de uma das empresas contratadas para a execução da Orla de Barra do Garças ser uma floricultura em atividade para comércio varejista de plantas e flores naturais.

Com assessoria/PFMT
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet