Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
17:15:09
informe o texto

Notícias / Geral

11/04/2024 às 12:28

EDUCAÇÃO COM TECNOLOGIA

Seduc e Sesi levam atividades de robótica a estudantes de escola estadual em Várzea Grande

A escola está incentivando a formação de equipes para a participação em campeonatos nacionais e internacionais

Leiagora

Seduc e Sesi levam atividades de robótica a estudantes de escola estadual em Várzea Grande

Foto: Gabriel Aguiar

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) realizou, em parceria com o Sesi Escola Várzea Grande, atividades de robótica com os estudantes da Escola Estadual José Leite de Moraes, localizada no Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, nesta quarta-feira (10). Na unidade de ensino será montada uma equipe de robótica, o que vai permitir que os estudantes participem de importantes campeonatos em 2024, como a First Lego League (FLL), a maior competição mundial desse segmento.

Para o evento, foram levados robôs de um projeto já em execução. 

O estudante José Augusto, 14 anos, do 1º ano do Ensino Médio, afirmou que está feliz com as atividades tecnológicas. “A robótica está presente em todos os segmentos e ter esse primeiro contato aqui na escola representa para mim uma grande oportunidade”, disse. 

Já Lucas Felipe, 13 anos, também do 1º ano, disse estar motivado a participar da equipe de robótica da escola. “Penso em seguir carreira na área de engenharia eletrônica ou elétrica. Acredito que esta oportunidade seja importante para a realização do meu sonho de vida. Então, vou me dedicar bastante”.

Um dos estudantes do Sesi que participou do evento foi Guilherme Mendes, 13 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental. Ele contou aos colegas que, após começar a ter aulas de robótica, passou a viver de forma diferente. “Conquistei muitas amizades e descobri que não é só construir robôs, mas também conviver com as pessoas e descobrir novas coisas”.

Para o diretor da escola, professor Jalme Santana, a robótica como atividade curricular foii uma das suas primeiras iniciativas quando assumiu a gestão no início desse ano. Segundo ele, o planejamento foi fundamental para que hoje os estudantes possam participar de equipes e de campeonatos de robótica.

“Hoje foi apenas um início do que vem pela frente”, pontuou o técnico do time de robótica do Sesi Escola, professor Robson Correa. Ele destacou que os estudantes vão aprender desde o processo de criação do design, programação e a construção de robôs. “A robótica contribui na construção da cidadania, na qual o estudante se torna protagonista da sua própria história”, frisou.
O líder da política Tecnologia no Ambiente Escolar, da Seduc, Ediney de Brito, destacou que a rede estadual já conta com equipes campeãs em torneio nacionais. “Na primeira semana de março, 11 estudantes de escolas da rede estadual em Sinop garantiram vaga no campeonato mundial de robótica, que acontecerá ainda neste mês, em Houston, Estados Unidos”.

Edney se refere à equipe Canintech, que conquistou uma das seis vagas do Brasil durante participação no 6º Campeonato de Robótica, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ocorrido em Brasília.

“Além da Canintech, Mato Grosso participou com as equipes Agrobot, de Rondonópolis; Agrotech, e Várzea Grande; e duas equipes formadas por estudantes do Sesi Escola Cuiabá e Senai Porto, a TuiuTech e MTech”, finalizou.

 
Seduc-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet