Cuiabá, sábado, 25/05/2024
05:18:20
informe o texto

Notícias / Geral

20/04/2024 às 10:37

NORTE DO ESTADO

PSF Central de Sorriso continuará aberto como suporte da UPA neste fim de semana

A Secretaria de Saúde do município alerta que este sábado é Dia D de imunizações contra a gripe

Leiagora

Assim como vem acontecendo já em outros finais de semana, novamente neste sábado e domingo, 20 e 21 de abril, o PSF Central estará aberto das 7 da manhã às 19 horas como suporte ao atendimento da UPA Sara Akemi Ichicava. A informação é do secretário de Saúde, Luis Fábio Marchioro, que lembra que durante a semana o espaço atende das 18 horas até a meia-noite.

“Desde março estamos registrando um aumento na procura por atendimento devido à alta em casos respiratórios e há cerca de vinte dias o PSF Central já vem atendendo em horário noturno e aos fins de semana como apoio da UPA; nesse fim de semana manteremos esse esquema”, frisa. 

Assim, além dos seis médicos por turno que atendem na UPA; mais os dois – também em cada turno, que atendem na Upinha da Zona Leste, nesse fim de semana mais dois profissionais estarão à disposição no PSF Central. Ainda há um médico em tempo integral atuando junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “E durante a semana, de segunda a sexta-feira contamos com um profissional no período noturno na Upinha do Santa Clara”, destaca o gestor. Além disso, a Farmácia Cidadã Takeo Watanabe, na Área Central, permanece aberta 24 de segunda a segunda. 

Atendimentos

Vale lembrar que a UPA atende vários tipos de situações, incluindo emergência/urgência. “Nesses casos, a equipe prioriza emergência/urgência e dá uma parada no apoio da baixa complexidade, o que, reforçamos mais uma vez, requer tempo e dedicação, afinal, estamos falando do risco de risco de vida e prezamos pela vida de todos que buscam os serviços municipais de saúde”, completa.

O gestor destaca que o Município oferta 100% de cobertura com 30 PSFs e serviços de pronto atendimento também na Zona Leste e no Rota do Sol à noite, além da UPA Central.

Dia D

Luis Fábio pontua ainda que amanhã, sábado, é Dia D de imunizações contra a gripe. “Nossa equipe identificou que a maioria dos atendimentos tem se dado em virtude de casos de H1N1, então pedimos que a população que integra o público-alvo da imunização compareça às unidades de saúde neste sábado para a imunização; a vacina é segura e é uma forma de diminuirmos a circulação do vírus da gripe”, destaca. 

Reveja as medidas para o fim de semana:

✅ O PSF Central estará aberto neste sábado e domingo, dias 20 e 21 de abril, das 7 às 19 horas;
✅ O PSF Novos Campos, a Upinha da Zona Leste, atende 24 horas aos fins de semana;
✅ A UPA Sara Akemi Ichicava atende 24 horas de segunda a segunda;
 ✅ A Farmácia Cidadã Takeo Watanabe, da Área Central, atende 24 horas de segunda a segunda. 

 
Assessoria/Sorriso
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet