Nos primeiros meses de 2024, a Energisa retirou 183 quilômetros de fios irregulares de telecomunicação de postes de Mato Grosso. Ao todo foram cerca de 11.200 pontos regularizados em 21 cidades do Estado. No entanto, desse total, quase metade fica em Cuiabá (5.428) e Várzea Grande (2.126).
O responsável pelo trabalho na Energisa em Mato Grosso, Cesar Seixas Salomão, explica que o trabalho está focado na retirada de cabos que colocam em risco a população já que os fios soltos interferem no trânsito e podem causar acidentes.
“A gente fiscaliza, identifica o que está irregular e envia notificações, explicando ponto a ponto para as operadoras o que precisa ser organizado. O que continua irregular e não tem identificação, a gente pode retirar”, explica o engenheiro eletricista.
Cabos solto: quem é responsável?
A Energisa explica que as empresas de telecomunicação fazem contratos de compartilhamento do uso dos postes da companhia, mas também precisam seguir as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica e pela Agência Nacional de Telecomunicações.
“A Energisa cede o espaço no poste, mas a instalação, manutenção e retirada dos cabos obsoletos são de responsabilidade das empreses de telefonia e internet”, reforça César.
Da assessoria