Cuiabá, sexta-feira, 17/05/2024
05:30:18
informe o texto

Notícias / Geral

02/05/2024 às 11:10

CONTRA INFLUENZA

Vacinação para pessoas com mais de seis meses já está liberada em MT

Municípios terão autonomia para definir estratégias de ampliação; em Cuiabá todos os públicos podem vacinar

Marina Martins

Vacinação para pessoas com mais de seis meses já está liberada em MT

Foto: Luiz Alves

Em Mato Grosso está liberada, a partir desta quinta-feira (02), a vacinação contra a gripe a todas as pessoas com mais de seis meses de idade.

Depois de ser notificada pelo Ministério da Saúde sobre a decisão, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que os municípios terão autonomia para definir estratégias de ampliação do público, levando em conta o estoque disponível da vacina. 

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, explicou que, apesar da ampliação do público-alvo, não há expectativa de novos envios de doses.

“As gestões municipais também têm autonomia para definirem a melhor estratégia, conforme o quantitativo de doses em estoque. É importante reforçar que não há previsão de envio de novas doses pelo Ministério da Saúde”, esclareceu.

A recomendação do Ministério da Saúde é que seja mantida a prioridade para os grupos de gestantes, ou mulheres que acabaram de ter bebês; idosos, crianças menores de 5 anos e pessoas com comorbidades.

Mato Grosso recebeu até agora 884 mil doses de vacina contra a Influenza e a previsão é de que o Estado ainda receba 416 mil doses.

Na Capital

Em Cuiabá, o imunizante está disponível em todas as unidades básicas de saúde, para todos os públicos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A vacina utilizada nesta campanha é a trivalente, com uma combinação de três cepas de vírus, o que confere proteção eficaz contra os principais vírus em circulação no Brasil.

“Solicitamos que todas as pessoas que forem se vacinar apresentem seu cartão de vacinação. Este documento é fundamental para que nossas equipes possam verificar a situação vacinal de cada indivíduo. As unidades básicas de saúde estão preparadas para receber a população e realizar a vacinação de forma segura e eficaz”, reforçou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Valéria de Oliveira.

Procura baixa

Em todo o Brasil, a procura pela vacina contra o vírus influenza tem sido baixa. Até o dia 21 de abril, apenas 22% do público-alvo tinha sido vacinado. A campanha começou no dia 25 de março.

A medida do Ministério da Saúde é para tentar conter os casos mais graves e internações pela doença, principalmente nesse período de outono e inverno quando os casos costumam aumentar. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet