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09/05/2024 às 10:49

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Mais de 26 mil pessoas são atendidas no último dia do fechamento do Cadastro Eleitoral

Nos últimos três dias, o acumulado apontou 176.713 atendimentos realizados

Leiagora

Mais de 26 mil pessoas são atendidas no último dia do fechamento do Cadastro Eleitoral

Foto: Assessoria

O prazo final de fechamento do Cadastro Eleitoral, 8 de maio, foi marcado por atendimento intenso e readequação de espaços em Mato Grosso, com a demanda de 26.645 pessoas que procuraram os Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento em todo o estado. Somando os últimos três dias, entre 06 e 08 de maio, foram registrados 176.713 atendimentos. 

Dentre o total de 26.645 atendimentos realizados nesta quarta-feira (08.05), a maioria foram de transferência de domicílio (34,6%); seguido de revisão (27,5%); alistamento ou confecção de 1° título (21,5%); e remoto não digitado (16,5%), que são requerimentos recebidos via Título Net. 

Só no dia 07 de maio, foram 19.560 pessoas atendidas, no dia 06 foram 16.984. Já no último sábado (04.05), oportunidade que a Justiça Eleitoral disponibilizou a quem trabalha de segunda a sexta-feira, foram realizados 5.430 atendimentos. No acumulado dos últimos sete dias, foram 88.600 eleitores e eleitoras atendidos, mais que o dobro em relação à semana anterior, que foi de 24 de abril a 30 de abril, quando os atendimentos somaram 33.117. 

A presidente do TRE-MT, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, destacou o empenho de toda a equipe do Tribunal, entre magistrados, magistradas, servidores, servidoras, colaboradores, colaboradoras e órgãos parceiros, ao longo de um ano. No período de um ano, entre maio de 2023 e maio de 2024, foram realizados 516.637 atendimentos pela Justiça Eleitoral mato-grossense. 

“Conseguimos, com muito trabalho, planejamento, humildade e honestidade, desempenhar um trabalho de excelência, sem perder de vista o nosso maior cliente, que é a sociedade mato-grossense. Conseguimos deixar o Tribunal mais próximo ao cidadão e a cidadã. Nos últimos 12 meses, a Justiça Eleitoral trabalhou muito para garantir o direito do voto à população, em todos os cantos de nosso gigantesco Mato Grosso e, nessa reta final do fechamento do Cadastro Eleitoral, esse trabalho foi intensificado, não medimos esforços para atender o eleitorado da melhor forma possível”, avaliou a presidente. 

A vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, endossou. “Estou muito feliz com o trabalho realizado pelo TRE-MT, com a maneira que se preparou para este dia, as pessoas realmente atenderam ao chamado da Justiça Eleitoral e vieram regularizar sua situação. Tivemos ótimos números de atendimento e saberemos, em breve, um balanço atualizado de eleitores e eleitoras biometrizados”, destacou.  

O diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, frisou que, apesar de intensificar a campanha e convocar a sociedade, muitos acabam deixando para a última hora. Há dois meses, por exemplo, no dia 08 de março, a procura de atendimentos em todo estado foi de apenas 2.715 pessoas. 

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Tivemos um volume grande de atendimentos e preparamos toda uma estrutura. Nos últimos dias, ampliamos o número de guichês na Casa da Democracia de 16 para 26 e também colocamos a unidade móvel (ônibus) para funcionar no último dia, atingindo 32 estações de atendimento. É importante ressaltar que o cadastro estava aberto desde novembro de 2022 e que realizamos também diversos mutirões, levando o atendimento a municípios mais distantes, comunidades rurais, comunidades indígenas e quilombolas. Enfim, houve todo um esforço da Justiça Eleitoral para melhor atender o eleitor e a eleitora”. 

Consciência cidadã 

Naésio Teles da Fonseca estava na fila, no último dia de atendimento, para fazer a transferência de domicílio eleitoral. “Tem que fazer a nossa parte, é a gente que escolhe quem vai gerir pela gente durante os próximos quatro anos. Então, se a gente não escolhe a gente não pode fazer nada, tem que aceitar tudo que vem”. Ele, que é gerente de loja, elogiou o atendimento.

“Para mim está bem diferenciado, até em questão de que tinha um local que estava com mais gente e viram a possibilidade de atender mais rápido e trouxeram para o outro lugar, então achei bem rápido”. 


Sem votar há dois anos, José Carlos Alves buscou atendimento para regularizar a situação eleitoral. Ele, que é cadeirante, contou que necessita de auxílio para se locomover. “Fiquei sem votar porque não tive quem me levasse, mas esse ano eu vou, faço questão, porque é muito importante”, ressaltou ele, ao lado do amigo Alisson Carmelindo, que o levou para ser atendido na Casa da Democracia. Inclusive, a seção em que ele vota possui as condições de acessibilidade necessárias. A informação de necessidade de condições acessíveis pôde ser incluída por todos os eleitores e eleitoras com deficiência ou mobilidade reduzida no Cadastro Eleitoral, até esta quarta-feira (8). 

 

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